sábado, 9 de junho de 2012

A Reconstrução da Esquerda no Maranhão

BLOG DO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO   PCB - MARANHÃO

A aliança PSOL-PCB em São Luís está formada para a disputa de 2012. Nenhum cenário esteve tão favorável a uma candidatura da esquerda autêntica. Haroldo Sabóia, candidato a prefeito, poderá surpreender, diante do vazio político instaurado.

O eleitor de esquerda realmente está órfão. Depois do assalto ao PT, o eleitor de Bira terá dificuldades para votar. Assim como o eleitor de Flavio Dino. Tudo porque a candidatura da oposição está se encaminhando para nomes com pouca aceitabilidade para o eleitor que espera algo mais do que simplesmente ser oposião ao grupo Sarney.

Nesse espaço, o discurso da esquerda radical pode se firmar como alternativa ao eleitor crítico. Longe das mazelas dos partidos tradicionais, a candidatura de Sabóia pode introduzir a dimensão de um debate qualificado, sem perder a oportunidade de demarcar diferenças com um campo da esquerda que dá sustentação ao governo federal.

Exatamente quando esse campo político dá sinais de esgotamento, Psol e PCB pretendem reinstaurar a utopia perdida, mobilizando o cidadão para uma proposta de gestão da cidade, liberta dos grilhões das elites políticas e econômicas do Estado. 

Nenhum comentário: