quinta-feira, 8 de março de 2012

WikiLeaks reacende controvérsia sobre corpo de Bin Laden


http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2012/03/08/wikileaks-reacende-controversia-sobre-corpo-de-bin-laden-435132.asp

Foto: AFP

O Globo
A controvérsia sobre o destino do corpo de Osama bin Laden foi reacesa esta semana, mais de dez meses após sua morte, com a revelação, pelo WikiLeaks, do conteúdo de uma troca de e-mails secreta entre executivos da Stratfor, uma das maiores empresas privadas de inteligência do mundo.
As mensagens mostram como, pelo menos em um primeiro momento, ambos acreditaram que o cadáver do terrorista pode não ter sido jogado no mar, como diz a versão oficial do governo americano, mas sim levado para uma base militar nos Estados Unidos.
Na madrugada do dia 1º para o dia 2 de maio de 2011, horas depois de a CIA matar o então líder da al-Qaeda em Abbottabad, no Paquistão, o vice-presidente da Stratfor, Fred Burton, trocou uma série de mensagens com o executivo-chefe da companhia, George Friedman.
Na primeira delas, que leva o selo de confidencial, ele diz: "Há a informação de que levamos o corpo conosco. Graças a Deus". Minutos depois, ele prossegue: "O corpo esta a caminho de Dover, Delaware, em um avião da CIA. Depois seguirá até o Instituto de Patologia das Forças Armadas em Bethesda".
Leia mais em WikiLeaks reacende controvérsia sobre corpo de Bin Laden

Nenhum comentário: