segunda-feira, 12 de março de 2012

Com denúncias da Record, Ricardo Teixeira renuncia à presidência da CBF após 23 anos


http://esportes.r7.com/futebol/noticias/com-denuncias-da-record-ricardo-teixeira-renuncia-a-presidencia-da-cbf-apos-23-anos-20120312.html?question=0


Substituto, José Maria Marin leu carta do antigo mandatário abdicando do cargo
Cauê Rademaker, do R7
  • Ricardo Teixeira 450Guto Maia/Gazeta Press
Ricardo Teixeira chegou a dizer em 2011 que "cagava de montão" para denúncias
Ricardo Teixeira renunciou ao cargo de presidente da CBF nesta segunda-feira (12).
Em seu lugar, assumirá José Maria Marin, vice-presidente da entidade e que, recentemente, ganhou notoriedade ao roubar uma medalha após a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Justiça suíça manda Fifa divulgar dossiê
Teixeira compra cobertura de homem ligado à CBF
Para chegar ao ponto de pedir demissão, Ricardo Teixeira viu seu mundo desmoronar. Se antes dizia que tirou de letra a CPI do futebol, instaurada em 2000 e finalizada, sem dar em nada, em 2001, agora o peso das denúncias o abalaram.
Perdeu aliados no governo federal – a presidente Dilma Rousseff não o suporta – e, na Fifa, não tem mais em Joseph Blatter, mandatário da entidade, a figura de um aliado.
Para ficar praticamente isolado, foi fundamental a série de reportagens apresentadas pela Rede Record sobre o cartola brasileiro, em junho do ano passado. Um mês antes, Teixeira já estava em maus lençóis com o documentário da BBC de Londres, que o acusava de ter recebido propina na Suíça.
Corretora acusa Ricardo Teixeira
Teixeira reage com deboche
Foi apenas a primeira denúncia. Em Brasília, deputados começaram a se movimentar para cobrar explicações sobre a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. O enriquecimento do mandatário desde que assumiu a direção da CBF chamou a atenção.
A procuradoria do Rio de Janeiro abriu inquérito para apurar as denúncias de corrupção contra Ricardo Teixeira. A decisão do promotor-geral da República, Roberto Gurgel, aconteceu depois que o presidente do PRB (Partido Republicano Brasileiro), Marcos Pereira, apresentou formalmente as denúncias contra Teixeira.
Deputados cobram explicações sobre gastos
O MPF (Ministério Público Federal) de São Paulo também pediu a abertura de mais uma investigação contra o presidente da CBF, Ricardo Teixeira. O procurador da República Marcelo Freire quis que a PF (Polícia Federal) apurasse se houve golpes "de autoria da quadrilha integrada por Teixeira, em desfavor do patrimônio da CBF".

Nessa época, o cartola ainda se achava acima do bem e do mal. Em entrevista à revista Piauí, disse “caguei de montão” para as denúncias. Foi a vez, então, de o torcedor se unir e iniciar uma série de passeatas pedindo sua retirada da CBF.
Sua última cartada para aliviar sua barra perante a opinião pública foi apelar a Ronaldo, antigo desafeto, assumir cargo no COL (Comitê Organizador Local). A jogada, contudo, não teve a força esperada. O Fenômeno mal apareceu na mídia para falar do Mundial.

Veja os vídeos abaixo com as informações da saída de Teixeira


Nenhum comentário: