quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Sistema Prisional Maranhense no Buraco

Em 2011, já morreram sete pessoas sob custódia do Estado. De 2007, para cá, morreram sob custódia, em delegacias ou presídios, 83 pessoas. São números de guerra. Com apenas 1% dos presos do país, temos 30% dos que morrem nos locais de privação de liberdade. A média de mortes por ano é de 19. Em 2010, chegamos a 35.

Além da situação indigna dos presídios, temos ainda as carceragens das delegacias. A grande maioria delas está como a de Pinheiro. Às vésperas de uma rebelião sangrenta.

Não dá para esperar a abertura de novas vagas. Isso já era para ter sido feito. Não dá mais para esperar reformas nas delegacias, mesmo as regionais. A situação é urgente.

Ministério Público, Defensoria Público e Poder Judiciário devem fazer imediatamente a clivagem dos presos que estão nestas delegacias superlotadas.  Presos de menor periculosidade devem ser transferidos. Se condenados definitivamente, mantidos em regime domiciliar.

O Ministro da Justiça está reunido agora com o Presidente do Tribunal de Justiça. Apresentei esses números como subsídio para uma discussão séria sobre o sistema prisional do Estado. Ninguém acredita quando vê a relação de mortos. É de arrepiar quem vem de fora.

Nenhum comentário: