quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Lideranças buscarão informações sobre a Fapema

http://www.luiscardoso.com.br/politica/liderancas-buscarao-informacoes-sobre-a-fapema/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+luiscardoso+%28Blog+do+Cardoso%29

Por Luís Cardoso 15-02-2011 às 20:21


JM Cunha Santos


Agência Assembleia

Um acordo firmado entre líderes de governo, Manoel Ribeiro (PTB); de oposição, Marcelo Tavares (PSB); do bloco de apoio ao governo, Stênio Rezende (PMDB) e do PDT, Graça Paz, evitou a convocação da presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (Fapema), Rosane Guerra. A proposta foi apresentada pelo líder do Bloco de União Parlamentar, Eduardo Braide (PMN), posteriormente acatada por seus colegas de Parlamento.

Com o acordo, a Casa encaminhará à Fapema um requerimento solicitando informações sobre denúncia veiculada pela revista Veja, alegando que bolsas de pesquisa da instituição teriam sido distribuídas a lideranças políticas. O fato foi levado a plenário pelo deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB). Caso as informações prestadas por Guerra não sejam suficientes, somente então os deputados devem apreciar uma possível convocação.

Na sessão desta terça-feira, Rubens Júnior defendeu seu requerimento invocando o artigo 33 da Constituição Federal que garante a convocação pela Assembleia Legislativa de secretários, presidentes de fundações e demais gestores da administração direta e indireta do Estado.

O deputado considera que a Assembleia perde muito quando abre mão de suas prerrogativas. “Podemos e devemos convocar a presidente da Fapema”. “Ela precisa deixar claro quem recebe e quem não recebe essas bolsas, se os universitários estão recebendo”, afirmou.

Por sua vez, o líder do governo contestou a convocação da presidente da Fapema, alegando ocasional desvio de função da Assembleia.

Nenhum comentário: