quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Pedófilos e estupradores não foram alvos dos rebelados

http://www.jornalpequeno.com.br/2011/2/10/pedofilos-e-estupradores-nao-foram-alvos-dos-rebelados-145805.htm


10 de fevereiro de 2011 às 10:56


POR OSWALDO VIVIANI

Diferentemente do que a polícia divulgou na terça-feira – baseada no que afirmavam os presos rebelados na Delegacia Regional de Pinheiro –, a maioria dos detentos assassinados durante o motim não respondia por pedofilia ou estupro – crimes não admitidos na chamada “lei da cadeia”. Dos seis mortos, apenas o lavrador José Agostinho Bispo Pereira – o primeiro a ser decapitado – foi encarcerado por um desses crimes, no caso pedofilia. Ele já havia sido condenado, em dezembro passado, a 63 anos por ter abusado sexualmente de suas duas filhas, no povoado Experimento (zona rural de Pinheiro). Teve, no total, oito filhos-netos com elas.

Dos outros cinco detentos mortos, um estava preso por um crime de baixo poder ofensivo (tentativa de furto). Quatro respondiam a crimes graves, mas aceitos na comunidade carcerária: roubo, tráfico de drogas, porte ilegal de arma e agressão à mulher.

Ontem, a reportagem do Jornal Pequeno conversou por telefone com a delegada regional de Pinheiro, Laura Amélia Barbosa, e ela informou os crimes pelos quais os presos assassinados respondiam. São os seguintes:

José Agostinho Bispo Pereira, 54 anos (pedofilia e cárcere privado); Paulo Sérgio Cunha Pavão, 40 (tráfico e porte ilegal de arma); Alecxandro de Jesus Costa Pereira, o “Sandrinho”, 28 (roubo); José Ivaldo Brito, 40 (Lei Maria da Penha, agressão à mulher); Jorge Luís de Sousa Moraes, 19 (roubo); e Raimundo Nonato Soares Mendes, o “Pampo”, 28 (tentativa de furto).

José Agostinho, Paulo Sérgio, Alecxandro e José Ivaldo foram decapitados.

A cela ocupada por José Agostinho Bispo abrigava, além dele, ao menos outros nove detentos acusados de pedofilia ou estupro – entre eles, o também lavrador José Raimundo Pereira, o “Bueiro”, e o feirante Crispiniano Ribeiro Rodrigues, o “Seu Kio”.

Nenhum deles foi molestado, apesar de envolvidos em casos que também tiveram repercussão.

“Bueiro”, de 37 anos, foi preso sob acusação de abusar sexualmente da filha de apenas 10 anos.

'Seu Kio' escapou da ira dos rebelados de Pinheiro

“Seu Kio”, 58, detido em agosto do ano passado, foi condenado a 82 anos e 3 meses de prisão em dezembro. Ele atraía crianças para sua casa, colocava-as para assistir a filmes pornôs e as obrigavas a realizar as mesmas cenas retratadas no vídeo com ele.

A Delegacia Regional de Pinheiro também abriga Raimundo Pimenta Correia, 69 anos, preso em junho de 2010. Ele é acusado de estuprar uma de suas filhas, de 12 anos. A menina também estava sendo abusada pelos quatro irmãos adolescentes, com idades de 10 a 16 anos, no povoado Juçaral. Correia está internado num hospital, mas deve retornar para a delegacia regional nos próximos dias.

Já José Pedro Campos Coelho, o “Pastor Campos”, preso em Pinheiro em julho do ano passado, também sob a acusação de pedofilia, responde ao inquérito em liberdade. Ele teria engravidado duas adolescentes – uma de 15 anos, outra de 16 – no povoado Bubalina. À polícia, o “pastor” disse que engravidou as menores “em nome de Deus” e que a gravidez delas era “um milagre do Espírito Santo”.

Nenhum comentário: