segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Defensoria realiza mutirão para atender adolescentes do CJE-Maiobinha


 
(03/02/2011 )-Defensoria realiza mutirão para atender adolescentes do CJE - Maiobinha
A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NDCA), realizou durante dois dias (1 e 2 de fevereiro), um mutirão que atendeu a todos os 38 adolescentes em conflito com a lei internados no Centro de Juventude Esperança (CJE), da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), localizado na Maiobinha.

A ação faz parte das atividades do “Projeto Fortalecimento da Defesa Técnica do Adolescente em Conflito com a Lei: Medida Socioeducativa em Meio Fechado”, realizado em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos, da Presidência da República.


O mutirão foi realizado por 12 defensores públicos, recém-empossados, que fizeram a análise da situação processual dos internos para posterior estudo de caso e possíveis benefícios. A ação foi acompanhada pela coordenadora do Núcleo Psicossocial da Defensoria, Silene Gomes, que, juntamente com a direção da unidade de internação, conduziu os defensores aos alojamentos dos adolescentes, a maioria com residência no interior do Estado.


Para a diretora do CJE em exercício, Edilúcia Chaves Trindade, a ação é uma boa demonstração de interesse e preocupação do Estado com os adolescentes. “É muito bom termos esse acompanhamento da Defensoria; saber que ela está preocupada com esses jovens, pois dessa forma eles se sentem amparados e sabem que estão sendo vistos pelo Estado”, observou.


         Segundo a defensora pública Ana Lourena Mouniz Costa, titular do NDCA, a atuação da Defensoria acontece de forma regular nas três unidades de internação de adolescentes em conflito com a lei em São Luís. “O projeto desenvolvido em parceria com o governo federal vem fortalecer as ações desenvolvidas pela DPE nessas unidades. E ações como esta representam aos adolescentes a garantia de sua defesa enquanto cidadãos”.


O menor J.A.S. de 14 anos, que está internado desde o dia 02 de janeiro, acredita que sua situação será resolvida após a visita dos defensores. “Eu ainda devo passar mais três meses aqui, mas agora estou esperançoso de que eles reavaliem o meu processo, e que eu saia o quanto antes”, acredita.

Nenhum comentário: