quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Beltrame perde seu braço direito


http://correiodobrasil.com.br/cai-o-chefe-de-policia-civil-do-rio-e-crise-se-agrava/212291/


Allan Turnowski deixou o cargo após ação da Polícia Federal

O delegado Allan Turnowski não é mais o chefe de Polícia Civil do Rio de Janeiro. A decisão foi tomada nesta terça-feira após longa reunião com o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame. A queda de Turnowski aconteceu com os escândalos envolvendo a corporação, após a prisão de 30 policiais durante a Operação Guilhotina, da Polícia Federal.

O secretário aproveitou a ocasião para agradecer publicamente a dedicação e a fidelidade do delegado Turnowski durante sua gestão. Em um ano e dez meses de trabalho no comando da Polícia Civil, Allan implantou projetos que contribuíram para a redução da criminalidade no Estado. Neste período, a Polícia Civil ganhou uma delegacia exclusiva para investigação de homicídios; aprimorou o atendimento nas delegacias distritais através do Dedic; fez prisões importantes contra a milícia; reduziu em taxas inéditas o roubo de veículos no Estado; além de melhorar a produtividade das delegacias quanto ao número de inquéritos relatados com autoria.

A posição de Turnowski à frente da Polícia Civil ficou insustentável após a Operação Guilhotina prender dezenas de policiais ligados a traficantes e milícias. O principal alvo da operação, o delegado Carlos Oliveira, foi, até agosto do ano passado, subchefe de Polícia Civil. Há anos, é apontado como braço-direito de Turnowski.

Na véspera, Turnowski decidiu fechar a Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Draco
), alegando ter recebido carta anônima com denúncias de corrupção, e que investigaria a delegacia. A Draco é chefiado pelo delegado Cláudio Ferraz, ligado a Beltrame e desafeto de Turnowski. Ferraz admitiu que contribui para a PF durante a operação Guilhotina.

Segundo nota da Secretaria de Seugrança, Beltrame reforça que eventuais mudanças na equipe não vão prejudicar o compromisso assumido com a sociedade que é o de fazer do Rio um lugar cada vez mais seguro.

Nenhum comentário: