quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Fazendeiro e filhos acusados de homicídios no interior são apresentados

http://www.oimparcialonline.com.br/noticias.php?id=71389


Jacqueline Gomes



O fazendeiro Adelson Veras Araújo, de 60 anos, e os filhos: Francisco Maciel Silva de Araújo, de 29, e Macione Silva de Araújo, de 30, foram apresentados no fim da tarde desta quarta-feira, 2, na Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA). Os três são acusados de envolvimento em dois homicídios ocorridos na propriedade de Adelson Veras, em Centro Novo do Maranhão, a 235 km da capital.

De acordo com o delegado Ricardo Pinto, a estratégia da polícia era prender o máximo de pessoas envolvidas da chacina, mas após a exibição da reportagem sobre o descaso das delegacias do Brasil, inclusive do Maranhão, caso repercutiu nacionalmente, fato que comprometeu as investigações. “A reportagem do Fantástico atrapalhou os nossos trabalhos, porque tivemos a necessidade de antecipar a prisão de apenas cinco integrantes, quando na verdade, o grupo é formado por 12 pessoas. Trabalhamos com a possibilidade de os executores estarem em outros estados e com a repercussão do caso, é provável que tentem mudar de endereço”, explicou. Mais dois participantes, cujos nomes não foram mencionados, encontram-se detidos na delegacia de Zé Doca, no interior do estado.

O delegado geral da Polícia Civil do Maranhão, Nordman Ribeiro, acrescentou que a polícia investiga o caso desde o início de 2009 e esperava provas materiais. "Sabíamos dos homicídios, mas não podíamos prendê-los sem provas circunstanciais. Precisávamos localizar os corpos e somente agora conseguimos", afirmou.

Crime

Segundo o superintendente da Polícia Civil do Interior (SPCI), Jair Pinto, Adelson Veras Araújo é acusado de ser o mandante do crime. A vítima, Gilberto Ribeiro Lima, de 22 anos, foi contratado por Adelson Veras para roçar uma planta chamada de juquira e cavar um poço.

Depois de realizar os trabalhos, Gilberto teria cobrado de Adelson Veras a remuneração no valor de R$ 700 reais. O fazendeiro se recusou a pagar e após várias tentativas, Gilberto convidou o amigo Vanderley Ferreira de Meireles, de 24, para acompanhá-lo até a fazenda. Gilberto foi atingido por um tiro na região posterior da cabeça e Vanderley foi alvejado com sete tiros e um golpe de enxada.

Conforme o inquérito policial, Francisco Maciel Silva de Araújo e Macione Silva de Araújo, ambos filhos de Adelson Veras foram os responsáveis pela queima e transporte dos corpos até a reserva biológica do Gurupi, em Centro Novo do Maranhão.

A busca teve apoio do Grupo Tático Aéreo (GTA), em virtude da dificuldade de acesso ao local onde os corpos foram encontrados. As duas ossadas estão no Instituto Médico Legal (IML) de Imperatriz e aguardam a perícia, além dos exames das arcadas dentárias e DNA.

Nenhum comentário: