quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Ex-PM é preso por envolvimento na morte do líder quilombola


http://www.oimparcialonline.com.br/noticias.php?id=71393

Jacqueline Gomes

 

O ex-policial militar, Josué Sodré Saboia, acusado de participar do homicídio do líder quilombola Flaviano Pinto Neves, ocorrido em 30 de outubro de 2010, no município de São Vicente Ferrer, foi apresentado pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, nesta quarta-feira, dia 2.

De acordo com o delegado que preside o caso, Armando Pacheco, o ex-policial articulou o crime e conduziu a vítima até o local da execução. “Ele (Josué) pagou três cervejas a Flaviano Pinto e em seguida, o conduziu para uma área próxima a MA 014. Uma terceira pessoa executou Flaviano com sete tiros de pistola. Acreditamos que tenham participado do crime três ou quatro pessoas, mas as investigações seguem em segredo de justiça. Podemos afirmar ainda, que ele entrou em contradição em mais de 80% do seu depoimento”, explicou.

O delegado informou ainda que as investigações pretendem elucidar a possível relação dos conflitos agrários com o crime, visto que os donos das terras ocupadas pela Comunidade do Charco haviam recorrido na justiça a reintegração de posse.

Velho conhecido

Armando Pacheco ressalta a extensa ficha criminal de Josué Sodré, que responderia por, no mínimo, dez processos criminais. “O acusado foi preso em 2003, na cidade de Pinheiro, sob a acusação de seqüestro e formação de quadrilha. Na ocasião, Josué foi expulso da Polícia Militar. Investigaremos mais sete crimes, inclusive, a participação dele no homicídio ocorrido no bairro Gapara, em São Luís”, afirmou.

 Josué Saboia foi preso em uma de suas casas no bairro Anjo da Guarda e simultaneamente à prisão dele, dois mandados de busca foram cumpridos em outra casa no município de São Vicente Ferrer. A polícia encontrou um revólver calibre 38, uma espingarda calibre 28 e a quantia de R$ 1.500 reais.

Nenhum comentário: