sexta-feira, 20 de abril de 2012

Familiares dos Adolescentes da Camboa em busca de justiça


foto extraída do blog do Manoel Santos.


Familiares de dois jovens denunciam o Grupo Tático Aéreo - GTA,  da Polícia Militar do Maranhão.  Segundo eles, no dia 13 de abril, por volta das 16 horas, policiais do GTA que estavam em perseguição a possíveis assaltantes da Loja Ferronorte, nas imediações do Monte Castelo, teriam confundido dois jovens que estavam empinando papagaio, embaixo do ao viaduto do Monte Castelo, na avenida do posto do COCOMA, no sentido Camboa - TRE.

Segundo o testemunho, os policiais avistaram os adolescentes (Víctor 13 anos e Dayvinson, baleado 15 anos) e do outro lado da rua (SEM NENHUM TIPO DE ABORDAGEM), dispararam 04 tiros. Dois atingiram o Davyson: nas costas e no fêmur. O Dayvinson está no Socorrão II, aguardando cirurgia na perna e está com um dreno no pulmão esquerdo, dado que a bala (calibre: ponto 40) que o atingiu saiu pelo peito.

A Sociedade Maranhense de Direitos Humanos foi procurada pelos familiares das vítimas e já reforçou os pedidos de abertura de inquérito para apurar e punir os responsáveis pelos danos causados aos adolescentes.

Houve o registro de ocorrência policial e os familiares das vítimas já recorreram à Promotoria de Justiça de Controle Externo da Divisão Policial. Uma representação foi protocolada pelo advogado das vítimas. O estranho é que, enquanto os policiais que participaram da operação desastrada insistem em acusar as vítimas de participação no crime da Ferronorte, outros PMs já afirmam que os adolescentes teriam sido confundidos.

Em resumo, é absolutamente surpreendente que um aparato policial de guerra seja mobilizado para alvejar mortalmente dois adolescentes, desarmados, em plena via pública. Mesmo considerando a hipótese absolutamente improvável de que tenha tido envolvimento no assalto da Loja Ferronorte, a reação policial ainda teria sido inegavelmente desastrada.


Nenhum comentário: