quinta-feira, 19 de abril de 2012

Com o silêncio da Secretaria de Meio Ambiente, Suzano realiza audiências


http://smdh.org.br/?p=356

Fórum do Baixo Parnaíba protocolou ofício solicitando audiências públicas para discussão do Eia/Rima de obras da empresa; Sema permanece em silêncio
A Suzano Papel e Celulose realizou, na última sexta-feira (13), uma audiência na Câmara Municipal de Chapadinha/MA, tendo por pauta a instalação de uma fábrica no município. Durante a citada audiência, outra foi marcada para o próximo dia 25 de abril.
De acordo com o blogue de Alexandre Pinheiro, “o número de empregos gerados é divergente do anunciado pelos governos estadual e municipal, a empresa não convenceu sobre os impactos ambientais e houve pouca divulgação da audiência” – por isso não a chamamos de “pública” aqui.
Em março, a Suzano teve paralisada obra em área de 42 mil hectares, que atingia municípios da bacia do Rio Parnaíba, nos estados do Maranhão e Piauí, área de competência da União – a licença ambiental havia sido concedida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Maranhão (Sema).
No último dia 3 de abril o Fórum em Defesa da Vida no Baixo Parnaíba Maranhense protocolou ofício na citada secretaria requerendo a realização de audiência pública para a realização do Estudo de Impactos Ambientais e Relatório de Impacto Ambiental (Eia/Rima) apresentado pela Suzano em processo que tramita na Sema.
De acordo com a redação do ofício, o Fórum do Baixo Parnaíba, que congrega mais de 40 entidades de 21 municípios da região, com assessoria jurídica da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), “requer tal audiência como parte do processo de publicidade e divulgação das ações da empresa solicitante, a fim de garantir que a sociedade civil dos municípios do Baixo Parnaíba possa ter conhecimento do projeto e do Eia/Rima, a fim de poder discuti-lo e pronunciar-se a respeito dos impactos provenientes da possível implantação desse projeto”.
Até o fechamento desta matéria (16), o Fórum do Baixo Parnaíba ainda não havia recebido resposta da Sema.

Um comentário:

Alan disse...

Será que estas obras afetarão ao meio ambiente? Nossa natureza precisa de defesa!