sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Hoje é dia de Reis








Segundo a tradição cristã, o dia de Reis seria aquele em que Jesus Cristo, ainda recém-nascido, teria recebido a visita de magos do Oriente. O fato teria ocorrido no dia 06 de janeiro. Por costume, a noite do dia 05 de janeiro e madrugada do dia 06 é conhecida como Noite de Reis.

Desde o século VIII, os católicos veneram os Reis Magnos como Santos (Belchior, Gaspar e Baltazar) em razão do episódio da visita. Nessa data também se encerra para os católicos os festejos natalícios, com a desarrumação dos presépios, a retirada dos enfeites de Natal e, no Maranhão especialmente, o ritual da queimação da palhinha.

A queimação não tem origem na liturgia da Igreja, mas faz parte de manifestações populares, que incluíram a fé como demonstração de respeito e valorização da data. Aproveitam para queimar pedidos, agradecer por graças alcançadas.

O ritual da queimação de palhinha compreende o canto de músicas, louvores e ladainhas em latim. O rito em latim permaneceu como tradição da década de 60, antes do Concílio Vaticano II, onde a Igreja adotava todas as suas celebrações em latim, lingua oficial da Igreja de Roma.

Esse processo de queimar palhinhas é feito, tradicionalmente, nas casas, igrejas e terreiros de religiões de origem africana no Maranhão.

Nenhum comentário: