segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Ainda sobre o Curumim morto




Até agora a informação que se tem acerca da morte da criança indígena na TI Araribóia são escassas. Os índios Guajajaras localizaram um corpo carbonizado - que supõem ser de uma criança da etnia isolada Awá-Guajá.

Não há testemunhos do fato criminoso. Ninguém presenciou a morte da criança, embora algumas notícias da web por vezes sugiram o contrário.

O local, de difícil acesso, fica distante cerca de 25 km da Aldeia indígena mais próxima. Nenhuma notícia da entrada da Funai, nem da Polícia Federal.

O Cimi organiza, nos próximos dois dias, uma entrada na TI. Nos arredores do acampamento Awá-Guajá, muitos vestígios da presença de madeireiros. Tem chovido muito na região, o que tornará mais penosa a entrada, que segue de carro até a aldeia, e, depois, a pé, até o local onde estaria o corpo.

Essa não é a primeira vez que um corpo de criança Awá é encontrado nesta mesma TI. Lembro que há cerca de dois anos restos mortais de outra criança foi encontrada, no caminho de acesso a uma fonte d'água extinta pela seca. Parte dela teria sido devorada por animais selvagens.

A TI Araribóia está sendo consumida aos poucos por incêndios e pela invasão criminosa de madeireiros.

Nenhum comentário: