quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

SMDH celebra aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos com mesas de diálogo



UFMA e Liceu receberão debates. Eventos são gratuitos e abertos ao público.

No próximo dia 10 de dezembro comemora-se o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), aprovada em Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1948.

Dias 7 (quarta-feira) e 12 (segunda-feira), a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) promoverá duas mesas de diálogo, debatendo a realidade dos direitos humanos no Maranhão. A primeira acontecerá às 14h30min, no Auditório Mário Meireles, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA); a segunda, às 9h, no Auditório do Liceu Maranhense.

UFMA – Amanhã (7), às 14h30min, a mesa de diálogos contará com a presença de três lideranças comunitárias atingidas pela implantação dos grandes projetos nas regiões do Baixo Parnaíba maranhense e Zona Portuária da capital, além de representantes do movimento de luta por moradia urbana.

Os presentes ao auditório Mário Meireles ouvirão ainda a fala de Luis Antonio Câmara Pedrosa, assessor jurídico da SMDH, contextualizando a chegada dos grandes projetos ao Maranhão, a partir de meados da década de 1980 e os impactos aos direitos humanos, principalmente em comunidades tradicionais no interior do estado.

Estudantes do Grupo de Estudos Rurais e Urbanos (GERUR) da UFMA apresentarão relatório parcial da pesquisa dos impactos da monocultura de eucalipto da Suzano Papel e Celulose sobre comunidades na região do Baixo Parnaíba maranhense. O professor Joaquim Shiraishi, da UNDB, apresentará pesquisa de sua autoria, realizada em meados da década de 90 sobre grilagem em cartórios no Baixo Parnaíba e os reflexos desse processo nos dias atuais.

Será exibido ainda o vídeo institucional SMDH: 32 anos em defesa da vida, que conta a trajetória da instituição na luta por direitos humanos no Maranhão desde sua fundação em 1979. Um debate com a plenária encerrará a tarde.

Liceu – Estudantes do Liceu Maranhense receberão, dia 12, às 9h, no auditório do Centro de Ensino, a mesa de diálogo A Declaração Universal dos Direitos Humanos e a juventude maranhense, de que participarão representantes da SMDH, do Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN/MA) e do Centro de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes Pe. Marcos Passerine (CDMP).

A abertura da atividade contará com a recriação teatral da DUDH pelo ator André Lobão, inspirada em uma versão popular da declaração, assinada por Frei Beto. Na ocasião também será exibido o vídeo institucional da SMDH.

“Neste primeiro momento estamos indo à UFMA e ao Liceu, mas a ideia é promover esses momentos com mais frequência, visitando outras instituições com interesse na discussão das temáticas de direitos humanos, chegando não só na capital, ao longo de 2012”, adiantou Roseane Dias, assistente social da SMDH.

As atividades têm entrada franca e são abertas a quaisquer interessados.

Link original: http://smdh.org.br/?p=171

Nenhum comentário: