segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Preso agente suspeito de entregar armas para detentos em Pedrinhas

Maranhão / Pedrinhas
13/11/2010 - 17h52
Segundo a SSP, ele teria entregado os objetos aos presos que lideraram rebelião nessa semana.
Imirante, com informações da TV Mirante
SÃO LUÍS - A polícia prendeu, neste sábado (13) à tarde, o agente administrativo penitenciário suspeito de entregar as armas e celulares para os presos que lideraram a rebelião em Pedrinhas. A notícia foi dada durante uma coletiva na Secretaria de Segurança Pública (SSP), onde também foram relatadas as ações da polícia nos últimos acontecimentos desta semana.

Veja, ao lado, na reportagem de Douglas Pinto e Luciano Melo.

As autoridades se reuniram para dar explicações sobre o trabalho da polícia durante esta semana considerada caótica para a segurança pública do Estado.

A interdição da BR-226 pelos índios Guajajaras, a rebelião em Pedrinhas e o assalto à agência do Banco do Brasil em Buriticupu. Ontem (12), a polícia conseguiu prender um dos envolvidos no assalto ocorrido na quarta-feira. Outro bandido foi morto numa troca de tiros com a Polícia Militar (PM).

Em outra operação, a polícia também conseguiu prender José Carlos Sales da Rocha, suspeito de integrar a quadrilha que levou mais de R$ 2 milhões do Banco do Brasil de Colinas, no mês passado.

Outro bando que se preparava para assaltar bancos no interior do Estado foi surpreendido por policias do Maranhão e do Pará.

Bloqueio da BR-226

Em relação ao bloqueio da BR-226, em Barra do Corda, o secretário de segurança Aluísio Mendes afirmou que não foi feito acordo com os índios.

Mais de 20 homens da Força Nacional chegaram, hoje, a São Luís. Amanhã viajam para a região da reserva indígena Canabrava, onde vão permanecer durante as próximas semanas. Com o reforço da segurança na área, a polícia espera cumprir cerca de 50 mandados de prisão na aldeia.

Rebelião

Sobre o inquérito que investiga a rebelião que resultou na morte de 18 detentos em Pedrinhas, as investigações são mantidas em sigilo por determinação da Justiça. Mas a polícia já identificou os seis presos que lideraram o motim e executaram os colegas de sela. E descobriu, ainda, que um agente administrativo do sistema penitenciário entregou as armas e celulares para os presos.

O agente administrativo Jorge Henrique Rabelo Pereira foi preso hoje no início da tarde, mas não foi apresentado à imprensa. Segundo a polícia, ele trabalhava há mais de 10 anos no Presídio São Luís, mas, no mês passado, pediu para ser transferido para a Casa de Detenção, em Pedrinhas. Mas, de acordo com as investigações, as armas já estavam em poder dos presos há mais de 40 dias.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, a partir de agora, qualquer preso da penitenciária de Pedrinhas que cometer crimes de natureza grave ou homicídios será transferido para presídios federais

Nenhum comentário: