domingo, 28 de novembro de 2010

"Aperreio": realidade maranhense


Documentário de Doty Luz e Humberto Capucci terá primeira exibição pública hoje em São Luís. O curta-metragem foi selecionado para a mostra competitiva do Festival Amazônia Doc 2010, na categoria Documentário. O Debate entrevistou o cineasta Humberto Capucci.

ZEMA RIBEIRO

EDITOR DE CULTURA

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Expressão bastante usada pelo povo maranhense para descrever situações de extrema dificuldade, Aperreio dá nome ao documentário em que os cineastas Doty Luz e Humberto Capucci registram a interferência das mudanças climáticas na vida de populações do interior do Maranhão. Eles rodaram por diversos municípios do Estado e imprimiram ao curta-metragem a poesia e a sabedoria populares. O filme propõe uma reflexão sobre o modelo de desenvolvimento vigente por estas plagas: o que defende os grandes projetos como “a salvação” – esta, no entanto, nunca chega, a não ser aos pequenos grupos que vêm obtendo lucros e vantagens com suas implementações ao longo dos anos.

Os versos do poeta e compositor Joãozinho Ribeiro em Saiba, rapaz, podem bem traduzir o aperreio das populações do Maranhão, tanto quem aparece no documentário de Capucci e Luz, quanto quem não: “quando a seca não mata/ a chuva arrasa”. O Maranhão foi um dos estados brasileiros que mais sofreu com as enchentes nos dois últimos anos, período retratado por Aperreio.

O documentário foi rodado em digital mini-DV e tem 20 minutos de duração. A produção é da Café Cuxá Filmes, que tem como sócios os dois cineastas. Juntos, eles assinam roteiro e direção. Capucci é também responsável por edição, montagem e fotografia. Larissa Abreu Resende é a produtora executiva, Jeander Ribeiro assina a arte gráfica e à trilha sonora comparecem Dona Elza e Caixeiros da Dança do Caroço de Tutóia, Bumba-meu-boi de Boa Vista dos Pinhos e Mestre Patinho.

O documentário, que tem apoio da organização internacional Oxfam, é uma realização do Comitê de Monitoramento das Políticas Voltadas às Enchentes no Maranhão, composto por diversas entidades e organizações maranhenses de defesa, promoção e proteção dos direitos humanos – Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), Cáritas Brasileira Regional Maranhão, União Estadual por Moradia Popular, Associação Agroecológica Tijupá e Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), entre outras.

Aperreio terá sua primeira exibição pública hoje em São Luís: a sessão acontece às 19h, no Cine Ímpar, na sede do jornal O Imparcial (Rua Assis Chateaubriand, Renascença, por trás do Tropical Shopping), com entrada gratuita. O curta-metragem foi selecionado para a mostra competitiva, na categoria Documentário, do segundo Amazônia Doc – Festival Pan Amazônico de Cinema, que acontece de 3 a 14 de novembro em Belém/PA.


Leia o texto completo em http://www.zemaribeiro.blogspot.com

Nenhum comentário: