Marlla Palhares
Jornal Correio de Uberlândia
Atualizada: 01/11/2010 - 22h49min
Pela primeira vez na história, o cargo político mais importante do país será ocupado por uma mulher, o que gerou uma discussão gramatical na Língua Portuguesa. Afinal, Dilma Rousseff será presidente ou presidenta? Em seu primeiro discurso depois de eleita, ela fez questão de usar o termo ‘presidenta’, também usado por muitos jornais, inclusive pelo CORREIO de Uberlândia.
Alguns internautas se manifestaram em redes sociais ou no site do jornal sobre o uso da palavra, já que todos estão acostumados com a regra de que as palavras terminadas em ‘nte’ não tem variação e o que as identifica são os artigos. Exemplo: o gerente, a gerente.
Entretanto, com o passar do tempo, a conquista de posições das mulheres na sociedade trouxe à tona o gênero presidenta. A palavra já aparece em muitos dicionários. Presidenta reforça o gênero feminino e só demorou a ser usado devido à demora da inclusão da mulher no poder político. Se Dilma Rousseff fizer questão de ser chamada como presidenta, ela não estará errada.
Consultora
Segundo a consultora em Língua Portuguesa Zeila Abdalla, os substantivos ‘presidente’ ou ‘presidenta’ estão corretos e devem ser padronizados de acordo com a preferência de Dilma Rousseff. “Assim como existe governador com o feminino governadora, o mesmo serve para presidente e presidenta. O dicionário Houaiss, que é referência no Brasil, usa presidenta como feminino de presidente, portanto os dois substantivos estão corretos”, afirmou.
A consultora aconselha ainda esperar Dilma Rousseff decidir de que forma prefere ser tratada para, assim, os veículos de comunicação seguirem a sua decisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário