terça-feira, 26 de julho de 2011

A desigualdade na Venezuela


http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-desigualdade-na-venezuela?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter


Enviado por luisnassif, ter, 26/07/2011 - 08:28

Por Marco Antonio L.
Do Vermelho

Venezuela registra menor taxa de desigualdade da América Latina

Com 0,38 pontos, a Venezuela é o país que registra a menor porcentagem de desigualdade social no continente, informou nesta segunda-feira (25) o presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE), Elías Eljuri.

Em uma entrevista com a emissora local YVKE Mundial Rádio, o funcionário afirmou que esse dado será avaliado pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe, responsável por promover o desenvolvimento socioeconômico da região.


O presidente do instituto fez referência a diminuição da pobreza extrema – que, de 21%, em 1999, passou para 6,9%, quando o presidente Hugo Chávez assumiu o mandato. A tendência, segundo o governo, é de continuar diminuindo.

Eljuri destacou também o incremento nos últimos 12 anos de trabalhadores formais – que antes representavam 46% e agora são 57%. Enquanto que, os empregos informais diminuíram de 53 para 42%.

O presidente do INE comentou que este ano a inflação está estimada entre 23 e 25 pontos percentuais e a meta é diminuí-la a um dígito.

A especulação, recordou Eljuri, é um dos fatores que incidem na inflação. Nesse sentido, considerou positiva a nova Lei de Custos e Preços Justos – aprovada por Chávez –, que confere poderes legislativos para o presidente promulgar decretos.

Finalmente, Eljuri citou como outro fator para combater a inflação o aumento da produção nacional como o objetivo de garantir o abastecimento e confrontar a especulação.

Fonte: Prensa Latina

Nenhum comentário: