segunda-feira, 25 de julho de 2011

CPT sob Ameaça

No município de Cantanhede, a aproximadamente 200 km de Sao Luis, hoje, houve a realização de audiência preliminar do processo de n 3432010, onde os autores sao trabalhadores rurais quilombolas do quilombo de Salgado, município de Pirapemas e os réus, latifundiários da região, cujos nomes sao Ivanilson Pontes de Araujo, Edmilson Pontes de Araujo e Moisés Sotero.

Os fazendeiros mantêm um litígio com um povoado quilombola desde 1981. Ano passado, os quilombolas ingressaram com uma  ação possessória conta estes fazendeiros, pois os mesmo destruiram roças, mataram animais, areas de reserva, cercaram os acessos as fontes de água, alem de ameaçarem se morte os trabalhadores.

Em 7 de outubro de 2010, após audiência de justificação previa, foi concedida a liminar em favor dos quilombolas, numa area de 1089 hectares.Ainda assim, os réus continuaram a turbar a posse dos trabalhadores, realizando incêndios criminosos, matando pequenos animais, abrindo picadas na floresta, etc...

Nao satisfeitos, com a mudança de juiz da comarca e com a entrada de um novo, por nome Frederico Feitosa, os fazendeiros ingressaram com uma ação de reintegração de posse contra as famílias, que foi deferida em 24 minutos, sem ouvir a parte contrária, no dia 6 de julho.

O advogado da CPT, Diogo Cabral, que também integra a Comissão de Direitos Humanos da OAB-MA, agravou da decisão. Dia 18 de julho o Tribunal de Justiça cassou a decisão que reintegrava a posse em favor dos fazendeiros.

Quando chegavam naquela comarca, para realização de audiência preliminar, Diogo Cabral, acompanhado do Padre Inaldo Serejo (Coordenador da CPT), e do alemão naturalizado brasileiro, Marti Micha (agente da CPT) presenciaram o fazendeiro Edmilson Pontes de Araujo esbravejando na porta do fórum.

Ele dizia em alto e bom tom que ' era um absurdo gente de fora trazer problema para o povoado, que era uma vergonha criar quilombo onde nunca teve nada disso (referindo-se ao membros da CPT).... E por isso que a gente tem que passar o fogo de vez em quando, que nem fizeram com a irma Doroty!'

Num curto período, a CPT já teve duas vezes sedes arrombadas - a de São Luís e a de Pinheiro. Nesta última levaram documentos e HDs.

_________
Com informações de Diogo Cabral.

Nenhum comentário: