segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Administração Penitenciária em eterna crise

O novo titular da pasta de Administração Penitenciária no Maranhão terá muito  o que fazer. Além de correr atrás do déficit de vagas nos presídios, ainda terá que resolver os inúmeros problemas que a disputa por cargos gera dentro do sistema.

Atualmente presenciamos uma chuva de denúncias, envolvendo, de um lado, o grupo liderado pelo Sindicato de Agentes Penitenciários, e de outro, a Coordenadora do Núcleo de Advocacia Voluntária.

Presos fazem fila para denunciar.

Vários presos e ex-presos apareceram agora denunciando irregularidades no atendimento jurídico do NAV. Segundo as denúncias, um advogado do núcleo estaria cobrando honorários ilegais pelo atendimento aos presos, que, deveria ser gratuito. Por último, as denúncias buscam atingir a própria coordenadora do núcleo, por irregularidades no uso do cartão corporativo. Encarrega-se de disseminar os fatos o próprio presidente do Sidispen, por meio de mensagens eletrônicas insistentes.

Do outro lado, emergem denúncias de presos alertando para uma possível manobra para desestabilizar a coordenadora do NAV, apontada como futura adjunta do Sistema Penitenciário. Desse lado, os depoimentos narram assédios contra presos, no  sentido de forçá-los  a sustentar denúncias inverossímeis, envolvendo o NAV e sua coordenadora.

Ainda sob o signo de Matosão.

No meio de tanto tiroteio, nada resta a não ser esperar as investigações. Que venham elas, urgentemente, porque esssa história de recebimento de proprina para autorização de saída ou atestado de boa conduta o Matosão já fazia, antes de ser morto. E naquela época, sequer existia o NAV.

Nenhum comentário: