sexta-feira, 23 de agosto de 2013

LUTO: Morre Padre Victor Asselin um dos primeiros padres que atuou em São Mateus-MA.

23 de agosto de 2013


Padre e Advogado Victor Asselin

Victor Asselin nasceu no Canadá, mas, mas viveu no Maranhão desde meados da década de sessenta. Chegou aqui mais precisamente no dia 31 de julho de 1966. Tinha sido professor de filosofia, contado com apenas dois anos de ordenação.

Foi um dos fundadores da Comissão Pastoral da Terra, em 1975. Foi vice-presidente nacional da entidade e presidiu a comissão no Estado do Maranhão. Vivenciou o trabalho de base junto aos trabalhadores rurais e acompanhou inúmeros conflitos pela posse da terra no Estado, numa conjuntura de tensão e de omissão do Estado, em relação aos crimes praticados pelo latifúndio.

Estudioso, reuniu documentos e pesquisas pessoais que deram origem a um livro, que alcançou notoriedade no tema da questão agrária no Maranhão. O livro foi publicado em 1982, pela editora Vozes, trouxe como título "Grilagem, Corrupção e Violência em Terra do Carajás".

Foi ameaçado, perseguido e processado. Um plano para assassiná-lo foi descoberto na época.Quase três décadas o mesmo livro em 2009 pela editora Editora Ética. A obra é única no que diz respeito ao mapeamento da grilagem de terra no Brasil.

Padre Victor lutava cotra um tipo câncer generalizado, descoberto há mais de dois anos, em uma de suas estadias no Canadá.Faleceu às 17:30 h, da quinta feira (22). O seu corpo está sendo velando no Canadá, desde o anúncio de sua morte, diversas homenagens estão sendo feitas nas redes sociais.

Conheça um pouco mais do Padre Victor Asselin
Fonte:http:São Mateus em off

Chegada ao Brasil
A vinda de Victor para o Brasil, se deu pelo pedido do Papa PIo XII, feito aos Bispos que possuíam um grande número de padres em seu clero, a colaborar com o envio de alguns destes ao Brasil. O país necessitava de padres. Foi a partir daí que o bispo da sua diocese aceitou enviar alguns padres e fez um contato com o bispo da diocese de Pinheiro. Os primeiros padres da sua diocese chegaram ao Maranhão em 1955. Asselin em 1966.

Em meados da década de 70, período em que a comunidade católica era integrante da Arquidiocese de São Luis, Victor Asselin, foi enviado para São Mateus, e, na cidade, cuidou de orientar os lavradores e a cuidar do pastoreio cristão. Em 2005, ano do jubileu de 50 anos da paróquia de São Mateus, Padre Victor retornou à cidade, onde foi homenageado pelo trabalho desenvolvido na cidade.

O padre advogado
Como advogado, atuou desde 1985, nas áreas penal e agrária, e inclusive foi advogado no caso do assassinato do Padre italiano, Maurizio Maraglio, morto por pistoleiros em outubro de 1986, em São Luis-MA. Nesta época, Padre Maurizio era pároco em São Mateus e a cidade vivia um clima tenso de conflitos agrários.
Mesmo sendo canadense, Padre Victor Asselin, constuma dizer que foi radicado no Maranhão.

O que pensava sobre a política
"Ser político é uma das vocações mais dignas que o mundo conhece. Aprender a ser político e a "fazer política" é uma aprendizagem corajosa que os tempos atuais exigem. Passar de uma mentalidade mesquinha e fechada - a serviço dos interesses individuais, navegando na promiscuidade entre o público e o privado - para uma mentalidade generosa e aberta, a serviço do "bem comum", só pode se concretizar por pessoas apaixonadas pelo seu povo e por sua pátria."
"O papa Paulo VI escreveu que 'a política é uma maneira exigente de viver o engajamento cristão a serviço dos semelhantes'. Como fazer para que a política seja a "arte do possível"? As eleições dos últimos anos são o resultado de fracassos, de angustias, de demorados sofrimentos, de teimosia no trabalho e de uma fé profunda que sempre nos sustentou. E, apesar de todas as suas ambiguidades e limitações, temos visto resultados inéditos."

Estes são trechos do prefácio que ele (Padre Victor Asselin) generosamente escreveu para o livro Manual Eleitoral 2008 para candidatos, dirigentes partidários e agentes políticos, do jornalista Luis Mello Neves.

O livro Grilagem: corrupção e violência em terras do Carajás
Este livro foi reeditado recentemente (teve lançamento em 5 de dezembro de 2009) pela Ética Editora. A obra é única como mapeamento da grilagem de terras no Brasil, desde o Rio Grande do Sul até o Maranhão e o Pará. Mostra, com documentos públicos irrefutáveis, incluindo inquéritos administrativos federais e da Polícia Federal, como se deu a maior fraude cartorial que se tem notícia no mundo e que transferiu milhões de hectares de terras devolutas no país, especialmente no Maranhão, para empresários e empresas, muitas delas sem vínculo com a vida agrária, como o Jornal Folha de São Paulo. No Maranhão a fraude se dava no Cartório de Turiaçu, com a devida sentença favorável do juiz da comarca, Ribamar Fiquene. Fiquene depois seria vice-governador e dono da empresa Faculdade Atenas Maranhense - FAMA, situada na avenida São Luis Rey de França, bairro do Turu.

Nenhum comentário: