terça-feira, 27 de agosto de 2013

Ibama já apreendeu 4.370m³ de madeira em operação 'Hiléia Pátria'


26/08/2013 11h44 - Atualizado em 26/08/2013 11h46

Operação também ocorre no Pará, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia.

Segundo Ibama, madeira apreendida será doada para comunidades.


Do G1

Ibama já apreendeu 4.370m³ de madeira em operação 'Hiléia Pátria'
Operação também ocorre no Pará, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia.
Segundo Ibama, madeira apreendida será doada para comunidades.
Do G1 MA

Madeira apreendida ibama (Foto: Divulgação)
Madeira apreendida ibama (Foto: Divulgação)

Até o momento, foram apreendidos no Maranhão mais de 4.370m³ de madeira, o equivalente a 110 carretas lotadas, e aplicadas multas que ultrapassam os R$ 2,3 milhões, na operação do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) batizada de "Hiléia Pátria". O objetivo da ação é combater o desmatamento ilegal em áreas protegidas federais na Amazônia, também presentes nos Estados do Pará, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia.
As outras apreensões foram: quatro tratores, três armas, três caminhões e 16 serrarias. Na etapa ostensiva, iniciada em junho/2013, a operação passou por vários municípios do entorno das Terras Indígenas Auto Turiaçu, Awá e Caru, sendo as duas últimas limítrofes com a Reserva Biológica do Gurupi. A extensão total dessas áreas federais é de 10.898,53 hectares.
Atualmente sediada em Buriticupu, importante pólo madeireiro situado ao lado da Reserva Biológica, a "Hiléia Pátria" mantém bases em vários municípios da região, onde agentes do Ibama ocupam áreas protegidas com histórico de exploração ilegal de madeira.
Segundo o Núcleo de Inteligência do Ibama no Maranhão, o estado é um dos maiores fornecedores de madeira beneficiada para o nordeste brasileiro. Somente em Buriticupu, foram contabilizadas 95 serrarias registradas no Cadastro Técnico Federal – CTF, contudo existentes de fato, há apenas 25. Dessas, 22, ou seja, quase 90% estão com algum tipo de irregularidade, como ter em depósito madeira sem origem, falta de licenças válidas ou com licenças vencidas e descumprimento de embargo.
No Maranhão há poucas áreas privadas com floresta, além disso, dos poucos planos de manejo existentes, alguns estão suspensos. “Isso pressupõe que a madeira utilizada nas serrarias e fábricas de móveis sai de áreas protegidas, onde foram constatadas evidências de extração ilegal”, avalia o coordenador da operação "Hiléia Pátria", Eder Carvalho dos Santos.
De acordo com o superintendente do Ibama no estado, Pedro Leão, a madeira apreendida já entrou em processo de doação. Segundo ele, dos seis municípios que solicitaram madeira, cinco são da região atingida pela operação: Bom Jesus das Selvas, Araguanã, Gov. Newton Belo, Bom Jardim e Santa Luzia do Paruá. Esses municípios receberão 1500m³ de madeira.  “Produto de crime ambiental será revertido para benefício da própria comunidade”, afirma Leão.
Em parceria firmada entre os Ministérios do Meio Ambiente e da Defesa, o Exército Brasileiro, por meio da Força Tarefa Pátria Brasil, participa da operação. “O apoio do Exército ao Ibama é fundamental para o êxito da operação, pois o expertise de suas tropas garante a segurança dos agentes e a logística necessária para a retirada dos produtos apreendidos”,  coloca Eder. O comandante da Força Tarefa Pátria Brasil, Cel Rocha, entende que a parceria firmada é altamente positiva.
Participam também da operação "Hiléia Pátria" o Batalhão de Polícia Ambiental - BPA/MA, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio e Fundação Nacional do Índio – Funai.
Serrarias e equipamentos também foram apreendidos pelo Ibama (Foto: Divulgação)Serrarias  também foram apreendidas pelo Ibama (Foto: Divulgação)
  

Nenhum comentário: