sábado, 20 de abril de 2013

Lista paralela para procurador coloca Deborah Duprat em primeiro lugar

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/04/1264946-lista-paralela-para-procurador-coloca-deborah-duprat-em-primeiro-lugar.shtml

DE SÃO PAULO


Uma votação paralela que contabiliza o voto de todos os membros do Ministério Público da União colocou a subprocuradora Deborah Duprat em primeiro lugar na lista tríplice para indicação do novo procurador-geral da República.

A lista que a presidente Dilma Rousseff receberá, porém, será a da ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República), que tem Rodrigo Janot na primeira colocação.

Rodrigo Janot fica em primeiro lugar na lista para procurador
Gurgel diz esperar que Dilma considere lista tríplice da categoria
Candidatos a procurador-geral da República criticam atuação de Gurgel

Sergio Lima/Folhapress
A subprocuradora Déborah Duprat
A subprocuradora Déborah Duprat

Se fossem contabilizados no pleito os membros do Ministério Público do Trabalho, do Ministério Público Militar e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Duprat teria ao todo 884 votos.

Em segundo, ficariam Janot, com 576; e em terceiro lugar, com 516 votos, Ella Wiecko. A subprocurador-geral Sandra Cureau teria 308 votos.

Na eleição feita na quarta-feira (17) pela ANPR, que congrega apenas os membros do Ministério Público Federal, o mais votado foi Janot, que teve 511 votos válidos. Em seguida aparecem Wiecko, com 457, e Duprat, com 445.

Dilma vai escolher o sucessor de Roberto Gurgel até agosto. A presidente não precisa seguir a indicação da ANPR. No entanto, nos dez anos do governo petista, a tradição tem sido a escolha do mais votado pelos membros da classe.

O nome do escolhido depois tem de ser aprovado pelo Senado.

Pela Constituição, o procurador-geral da República é ao mesmo tempo o chefe do Ministério Público Federal e do Ministério Público da União. Por isso, ele deve obrigatoriamente ser membro do Ministério Público Federal.

Nos últimos anos, porém, os outros três ramos do Ministério Público da União reivindica a participação maior na escolha do procurador. Com isso, as associações que os representam decidiram fazer uma votação paralela.

A ANPR tem 1.200 membros, enquanto as outras associações reúnem 1.500 procuradores.

Nenhum comentário: