sábado, 27 de abril de 2013

Encontro em Salvador debate desmilitarização da polícia

     http://atarde.uol.com.br/materias/1497963

Da Redação
Tags: Segurança policia Salvador            
      

"Noventa e nove por cento dos homicídios ficam impunes. Precisamos de uma polícia desmilitarizada". A declaração é do ex-presidente do Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp), Ricardo Belestreri, um dos palestrantes nesta quinta-feira, 18, do X Encontro Nacional das Entidades Representativas dos Praças (ENERP), no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador, ao lado da prefeitura.
O encontro é iniciativa da Associação Nacional de Entidades Representativas de Praças Policiais e Bombeiros Militares (ANASPRA). O objetivo do encontro é discutir um novo modelo de polícia desmilitarizada em conjunto com a sociedade civil organizada e gestores da Segurança Pública.
A entidade local, Associação de Polícias Bombeiros, Militares e Familiares do Estado da Bahia (Aspra) espera adesão va campanha de pelo menos mil PMs da Bahia e outros estados.
O X Enerp discute uma nova arquitetura institucional para a gestão da segurança pública. O objetivo é promover uma melhor sinergia entre os trabalhadores da Segurança Pública e a efetiva participação da sociedade civil.
O tenente-coronel Carlos Furtado abriu o evento na quarta-feira com o tema "A desmilitarização da PM". Ontem, além de Balestreri, e ex-subsecretário de Defesa Social de Minas Gerais (SEDS), Luiz Flavio Sapori, tratou do tema "Uma policia de ciclo completo é mais eficaz?".
Nesta sexta, 19, último dia de evento, a discussão fica por conta do vice-presidente do Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp), Almir Laureano, o representante do Movimento Nacional de Direitos Humanos, Rildo Marques de Oliveira, do Coletivo de Entidade Negras (CEN-BA), Marcos Fábio Rezende Correia, e a pesquisadora e associada do Instituto de Estudos da Religião (Iser-RJ), Tássia Mendonça, que tratarão do tema "Sociedade civil e a desmilitarização: este é o modelo que queremos? Quais o obstáculos, por onde começar?".

Nenhum comentário: