terça-feira, 16 de abril de 2013

Descoberto túnel de seis metros dentro da sala de aula do CDP

http://www.jornalpequeno.com.br/2013/4/16/descoberto-tunel-de-seis-metros-dentro-da-sala-de-aula-do-cdp-250622.htm
16 de abril de 2013 às 10:17
POR WELLINGTON RABELLO
Um túnel de seis metros de comprimento foi descoberto na noite de ontem (15), por homens do Grupo Especial de Operações Penitenciárias (Geop), no Centro de Detenção de Presos (CDP), de Pedrinhas. O buraco estava sendo cavado dentro da sala de aula da unidade prisional e deveria facilitar a fuga de, aproximadamente, 30 presos da Ala Beta.
De acordo com o secretário Sebastião Uchoa, no sábado (13), a Sejap foi informada de que um túnel estava sendo feito no CDP. Naquele mesmo dia, já no período da noite, homens do Geop realizaram buscas na ala, indicada pelo “informante”; mas, como disse Uchoa, pela penumbra da noite, nada foi encontrado.
Sebastião Uchoa contou que, ontem, voltaram a informar que o túnel estava avançando para o lado de fora do CDP e que era para procurar na sala de aula. A Sejap pediu o auxílio do Batalhão de Choque da Polícia Militar, para dar o apoio na área externa da unidade, a fim de que os homens do Geop fizessem as buscas na parte interna. “O buraco foi descoberto, na sala de aula. E, graças à ronda ostensiva, conseguimos abortar mais uma saída de presos, que poderia se transformar numa fuga em massa”, ressaltou o secretário.
Túnel estava sendo cavado na sala de aula da cadeia
O túnel, segundo Uchoa, media seis metros de cumprimento e 1,20m de profundidade, seguindo em direção a um terreno baldio por trás do CDP. Os presos que seriam beneficiados com a fuga são traficantes, assaltantes, homicidas e arrombadores de caixas eletrônicos.
Ainda, de acordo com Sebastião Uchoa, o túnel deveria alcançar o lado de fora na noite de hoje (16). E que ele começou a ser cavado no último sábado.
Segunda em menos de quatro dias – Esta foi segunda fuga do CDP impedida, em menos de quatro dias. Na madrugada da última sexta-feira (12), agentes penitenciários impediram que cinco homens, não identificados, tentassem explodir – de fora para dentro – o muro do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pedrinhas. A ação, caso fosse efetivada, resultaria na fuga de internos da Ala Alfa daquela unidade prisional.
Os agentes penitenciários, após ouvirem um barulho vindo da parte externa do CDP, acionaram o Grupo Especial de Operações Penitenciárias (Geop), que interviu no que seria o resgate de internos daquela ala. O Geop ainda foi informado que no local havia cinco homens armados, que fugiram.
Depois da tentativa de resgate, os agentes penitenciários constataram que as grades da cela 10, da Ala Alfa, estavam serradas.

Nenhum comentário: