domingo, 8 de setembro de 2013

Trabalhador rural preso de forma ilegal em Codó




O  agricultor Francisco das Chagas Ferreira dos Santos, pai de três filhos, residente no Povoado Livramento, Codó foi mais uma vítima da truculência da Polícia Militar. Foi preso por PMs, levado algemado para a Delegacia Regional de Codó, no carro de um fazendeiro. 
Passou mais de 6 horas algemado e somente foi liberado pela delegada plantonista, em razão da mobilização do povo, que foi se juntando na porta da delegacia.
O responsável pela prisão foi o Tenente Moura, apontado como envolvido em pelo menos mais uma situação de intimidação de trabalhadores em áreas de conflito, naquele município (como é o caso dos disparos de arma de fogo, efetuados nas proximidades da comunidade de Santa Maria, recentemente).
A prisão arbitraria foi motivada por uma pescaria comunitária em um açude antigo, utilizado pelo comunidade há cerca de trinta anos. Com a chegada do novo proprietário do imóvel, por nome HERON SIMÕES, a relação com o povoado mudou e várias restrições de acesso às roças e aos recursos hidricos passaram a ser adotadas. O povoado Livramento existe no local desde a década de cinquenta.

Nenhum comentário: