segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Pistoleiros atacam acampamento em Alto Alegre do Maranhão.

Policial com as cápsulas de balas apreendidas na delegacia

Campo do Bandeira é um povoado constituído por 72 famílias camponesas, localizado num imóvel pretendido pelo latifundiário Biné Figueiredo, no município de Alto Alegre do Maranhão. Em 2009, elas foram expulsas pela terceira vez. Quando jagunços não faziam o serviço, o Poder Judiciário entrava em cena, com as reintegrações de posse.
Essa comunidade tradicional, centenária vivia em uma área devoluta, de 1.485 hectares, que Biné tentou incorporar à área de sua fazenda, denominada Caxuxa Agro Pastoril, de 3.600 hectares. Sabe-se que Biné vendeu o imóvel, por isso expulsou as famílias de lá.
Em 13 de setembro de 2013, 40 famílias reocupam pela quarta vez o imóvel. Logo no dia seguinte, pela manhã, são surpreendidas por um grupo de 5 pistoleiros, armados de escopetas, atirando. Na tarde, desse mesmo dia, por volta das 17 horas, o acampamento é novamente atacado por 10 homens fortemente aramados de escopeta, disparando mais de 70 tiros em direção às famílias. Não conseguindo fazer vitimas desferiram os tiros em direção as panelas, destruíram os pneus de 4 motos.
 A fazenda Caxuxa Agro Pastoril pertence hoje a um grupo do Rio grande do Norte, que usam as mesmas estratégias violentas para expulsar os trabalhadores rurais. 
Desde 2011 o processo de arrecadação da área devoluta tramita no ITERMA. Enquanto aguardam, as famílias estavam nas periferias dos municípios de São Mateus, Alto Alegre e Bacabal. Nesse final de semana, o conflito foi violento, pessoas se feriram, para se proteger da balas.
 A assessoria jurídica da FETAEMA, representada pelo advogado Diogo Cabral esteve no local hoje. Foi possível recolher cápsulas das balas disparadas pelos jagunços da empresa.

Nenhum comentário: