sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Suplicy e Jean Wyllys, os melhores de 2012


http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/suplicy-e-jean-wyllys-os-melhores-de-2012/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+congresso+%28Congresso+em+Foco%29

O troféu principal do Prêmio Congresso em Foco está em novas mãos. Pela primeira vez, o senador petista e o deputado do Psol são eleitos pelos internautas os melhores parlamentares do ano
Suplicy e Jean: primeira colocação inédita para os dois parlamentares no Prêmio Congresso em Foco
Um é paulista, 71 anos, pós-doutor em Economia, descendente de uma tradicional família de origem italiana, integra a base de apoio ao governo Dilma Rousseff e tem duas décadas de mandato no Senado. O outro é baiano, 38 anos, jornalista e mestre em Letras e Linguística, representa o Rio de Janeiro por um partido de oposição, milita no movimento gay e está há menos de dois na Câmara. Donos de trajetórias pessoais e políticas tão distintas, eles são os parlamentares que, na avaliação dos internautas, melhor representaram a população no Congresso este ano: o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e o deputado Jean Wyllys (Psol-RJ).
Suplicy e Jean foram os grandes vencedores da sétima edição do Prêmio Congresso em Foco, nas duas categorias gerais – melhor senador e melhor deputado. Depois de dois anos, o troféu principal do prêmio mais importante da política brasileira está em novas mãos. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e o deputado Chico Alencar (Psol-RJ) haviam feito dobradinha nas duas últimas edições da premiação. Cristovam, aliás, havia sido o mais votado pelos internautas nos últimos três anos. Desta vez, no entanto, depois de liderarem boa parte da votação, os dois parlamentares terminaram na segunda colocação.
Assim como Suplicy e Cristovam, no Senado, e Jean e Chico Alencar, na Câmara, também foram contemplados com troféus feitos pela escultora Suzana Gouveia o senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) e a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), que terminaram na terceira colocação em suas respectivas Casas.
Ao todo, 51 parlamentares foram premiados na cerimônia realizada ontem (8) à noite no Unique Palace, em Brasília. Os demais receberam placas e certificados, atestando o bom desempenho parlamentar, na avaliação dos jornalistas e do público. Após a cerimônia de apresentação, os convidados acompanharam o show da banda brasiliense Móveis Coloniais de Acaju. Um dos destaques da noite foi a canja dada por Suplicy e pelo deputado Tiririca (PR-SP), que cantaram juntos num inesperado dueto durante o show musical (em instantes, mais informações sobre o assunto).
Pela primeira vez, os internautas puderam acrescentar um nome, em cada uma das 11 categorias do prêmio, à lista dos melhores parlamentares elaborada pelos 186 jornalistas que participaram da primeira fase de votação.

Paulo Negreiros
Eles estão entre os melhores do ano: parlamentares dos mais diversos partidos comemoram a premiação no palco da festa
Veja quem foram os mais votados pelos internautas em cada categoria:
Categorias gerais:
Melhor senadorEduardo Suplicy (PT-SP)
Incluído na lista pelos internautas:
Alvaro Dias (PSDB-PR)
Melhor deputado
Jean Wyllys (Psol-RJ)
Incluído na lista pelos internautas:
Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP)
Categorias especiais:
Parlamentar de Futuro
Randolfe Rodrigues (Psol-AP), senador
Incluído na lista pelos internautas:
Fernando Francischini (PEN-PR), deputado
Defesa da DemocraciaEduardo Suplicy (PT-SP), senador
Incluído na lista pelos internautas:
Jean Wyllys
Defesa dos ConsumidoresPaulo Paim (PT-RS)
Incluído na lista pelos internautas:
Randolfe Rodrigues
Defesa do Desenvolvimento Econômico
Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP)
Incluído na lista pelos internautas:
Randolfe Rodrigues

Defesa da Segurança Jurídica e da Cidadania

Randolfe Rodrigues (Psol-AP)
Incluído na lista pelos internautas:
Jean Wyllys
Defesa da Saúde
Humberto Costa (PT-PE)
Incluído na lista pelos internautas:
Jean Wyllys
Combate ao Crime OrganizadoRandolfe Rodrigues (Psol-AP)
Incluído na lista pelos internautas:
Luiz Couto (PT-PB), deputado
Defesa da Previdência Social e dos Servidores PúblicosPaulo Paim (PT-RS)
Incluído na lista pelos internautas:
Vicentinho (PT-SP), deputado
Defesa da Inovação TecnológicaCristovam Buarque (PDT-DF)
Incluído na lista pelos internautas:
Randolfe Rodrigues
Destaques
Randolfe foi o premiado que mais vezes subiu ao palco da cerimônia, comandada pelo ator Murilo Grossi e pelo diretor do site, o jornalista Sylvio Costa. Além de ter ficado entre os três melhores no Senado, o representante do Amapá foi homenageado por ter sido escolhido pelos jornalistas que participaram da primeira fase de votação como o melhor senador do ano. Na Câmara, o preferido dos jornalistas foi Chico Alencar. Recém-operado do coração, ele não pode comparecer, mas enviou carta de agradecimento lida por seu colega Ivan Valente (Psol-SP).
O senador do Amapá também foi apontado, na votação da internet, como principal destaque em três categorias especiais – Parlamentar de Futuro, Combate ao Crime Organizado, Defesa da Segurança Jurídica e da Cidadania. O senador também foi incluído pelos internautas na relação dos destaques de outras quatro categorias: Defesa dos Consumidores, Defesa do Desenvolvimento Econômico, Defesa da Saúde e Defesa da Inovação Tecnológica.
Além da possibilidade de inclusão de nomes à lista dos jornalistas, esta edição do prêmio teve outra novidade. Pela primeira vez, foram excluídos da votação os parlamentares que respondem a acusações criminais (inquéritos ou ações penais) no Supremo Tribunal Federal (STF), a processo nos conselhos de ética da Câmara ou do Senado ou alvos de denúncias de violação aos direitos humanos.
O evento foi transmitido ao vivo pela Rádioweb, maior agência de rádio do país.
O prêmio
Em sua sétima edição, o Prêmio Congresso em Foco tem como objetivo estimular o cidadão eleitor a seguir de perto, e de modo permanente, as atividades do Legislativo. A ideia é fiscalizar e acompanhar tanto para dar puxões de orelhas na maioria que nos decepciona na arena legislativa, mas também para valorizar quem sabe honrar o voto que recebeu nas urnas.
O Prêmio Congresso em Foco 2012 tem o patrocínio da Ambev, da Petrobras e da Souza Cruz, e o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ArpenBrasil), da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) e do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical).
Também apoiam o projeto a Federação Brasileira de Associações Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), a Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni), o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz) e a União dos Auditores Federais de Controle Externo (Auditar) e a agência de comunicação Inpress Oficina.
Tudo sobre o Prêmio Congresso em Foco

Nenhum comentário: