quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Mais de mil trabalhadores (as) rurais protestam em Audiência Pública na cidade de Bacabeira



Barack Fernandes-assessor de Comunicação Fetaema
barack@fetaema.org.br
(98) 8116 1452 (98) 3219 8700


Por Barack Fernandes

A secretária de Políticas Sociais da Fetaema, Rosemarí Malheiros e a secretária de Assalariados (as) Rurais da Federação, Ana Maria Oliveira, estiveram representando a Fetaema na Audiência Pública pela permanência dos moradores de Santa Quitéria em suas terras. A audiência que aconteceu na tarde desta terça feira (27), na cidade de Bacabeira , contou com a participação da Fetaema, de mais de mil moradores do local, de representantes de vários Movimentos Sociais, do Governo do Estado, Assembleia Legislativa do Maranhão e da Prefeitura de Bacabeira.

Por mais de 5h os trabalhadores (as) rurais usaram a tribuna para protestar contra o despejo da comunidade. “Minha mulher foi surpreendida pela polícia e foi ameaçada violentamente. Para vocês terem uma ideia, para fazer qualquer serviço em nossas casas, temos que fazer a noite, nem mesmo uma pintura pode ser feita. Para continuar na minha própria casa, tive que me humilhar ao empresário que hoje se diz dono da terra, o senhor Hernesto. Um absurdo”, desabafou o trabalhador rural, Zé Maria.

A postura da polícia militar do Maranhão, também foi denunciada diante das autoridades que estavam na mesa. “Deputado Jota Pinto, gostaria de saber se o secretário de Segurança Pública do Maranhão, tem conhecimento que o comando da Polícia Militar de Rosário, presta serviço para o empresário Hernesto, pois, o mesmo já foi visto várias vezes saindo do gabinete do Major Roberto, comandante do batalhão de Rosário e até os policiais militares dormem na casa dele todos os dias, inclusive com viaturas ficando em sua residência”,denunciou o presidente da Associação de moradores de Santa Quitéria, José Ribamar (babá).

Fetaema abraça a luta de Santa Quitéria!

A fazer uso da palavra, a secretária de Assalariados Rurais da Fetaema, Ana Maria Oliveira, mostrou claramente que os trabalhadores (as) Rurais de Santa Quitéria tem quem os defenda diante das ameaças de despejo. “Viemos aqui em nome da Fetaema, eu e a companheira Rosemarí, para dizer que é inaceitável que nossos (as) trabalhadores (as) rurais em pleno século 21, sejam massacrados por policias militares. No Maranhão é comum e histórico os trabalhadores(as) serem presos e agredidos pelo polícia, que tem a sua frente uma administração estadual omissa, isto é inaceitável. Hoje poderíamos aqui discutir sobre a implantação de políticas públicas para esta comunidade, não a questão da permanência de famílias que já vivem aqui há anos. A Fetaema continua empenhada na defesa de cada companheiro(a) de Santa Quitéria, só iremos descansar quanto conquistarmos o que é de direito de vocês. Por isso atual prefeito de Bacabeira, o que vai assumir a partir de 2013 e ITERMA, façam tudo pra ter uma solução urgente e positiva”.

O pedido de uma ação urgente em prol das 500 famílias da comunidade envolvidas no conflito direto foi pontuado pela secretária de Políticas Sociais da Fetaema, Rosemarí Malheiros. “Precisamos sair daqui com o dia para o decreto de desapropriação, pois se tivermos que mover uma ação civil pública contra a prefeitura de Bacabeira, vamos assim fazer! O que acontece no Maranhão é um desrespeito as pessoas que vivem de roça e descendentes de escravos. A terra é pra quem nela mora e vive, não vamos admitir que venham pessoas de outros lugares e acabem com nosso povo e o meio ambiente. É vergonhoso que o próprio Governo do Maranhão se torne o principal aliado dos gananciosos do poder. Não vamos cruzar os braços. A Fetaema tem representação”.

Encaminhamentos!

Após as falas da Fetaema, dos moradores de Santa Quitéria, de representantes de organizações da sociedade civil e de autoridades do poder público, foram definidos vários encaminhamentos:
-Reunião na próxima terça feira, com todo assessoria jurídica envolvida, para tratar do processo de desapropriação da área;
-A Câmara Municipal de Bacabeira tem o compromisso de transformar a área em zona de interesso social;
- ITERMA fará ainda esta semana o levantamento topográfico da área;
- INCRA disponibilizará engenheiros agrônomos do órgão para fazer o laudo da desapropriação;
- A prefeitura e a Associação de Moradores de Santa Quitéria, farão o cadastramento das famílias que residem na área;
- E finalmente no dia 18 de dezembro, o atual prefeito de Bacabeira deverá assinar o decreto de desapropriação diante da comunidade.

Nenhum comentário: