quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Sindjus/MA solicita que OAB/MA entre como parte interessada em investigação sobre possíveis irregularidades na reforma do Fórum de Balsas


http://www.oabma.org.br/oab-ma-agora/noticia/sindjusma-solicita-que-oabma-entre-como-parte-interessada-em-investigacao-sobre-possiveis-irregularidades-na-reforma-do-forum-de-balsas-27-11-2012

Publicada em 27/11/2012 Geral Sindjus ingressou com o pedido de providências junto ao CNJ após receber denúncias, por parte de servidores da Comarca, sobre o desabamento do teto do prédio.
http://www.oabma.org.br/_files/gallery/Foto
O presidente do Sindicato dos Servidores da Justiça do Maranhão (Sindjus/MA), Aníbal Lins, e o vice-presidente da entidade, Fagner Damasceno, estiveram nesta segunda-feira, dia 26/11, na sede da OAB/MA, para solicitar ao presidente Mário Macieira que a Seccional maranhense entre como terceira interessada no Pedido de Providências interposto pelo Sindicato no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a cerca da investigação de possíveis irregularidades na reforma da sede do Fórum da Comarca de Balsas. O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA, Antônio Pedrosa, também participou da reunião.
Segundo Aníbal Lins, o CNJ já encaminhou o despacho do pedido do Sindicato, onde pede que seja feita uma auditoria na obra. Além da OAB/MA, o presidente do Sindjus/MA diz que a entidade também deve procurar o apoio da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (AMPEM) e da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) para que também acompanhem as investigações.
O Sindjus ingressou com o pedido de providências junto ao CNJ após receber denúncias, por parte de servidores do Fórum da Comarca de Balsas sobre o desabamento do teto do prédio. “O Tribunal de Justiça do Estado já despendeu R$ 400 mil na reforma do fórum. É inexplicável que uma obra considerada recente, possa desabar sem qualquer motivo aparente, representando risco de morte para todos os servidores que ali estavam trabalhando”, afirma Lins.
Após receber uma cópia do relatório com pedido de providências para que seja feita uma vistoria na obra e outra cópia do despacho encaminhado pelo CNJ, o presidente da OAB/MA comunicou aos representantes do Sindjus que apresentará os documentos à Diretoria da Ordem ao Conselho Seccional para consultá-los sobre o pedido do Sindicato. “As denúncias do Sindjus e a decisão do CNJ são bastante graves e exigem imediato esclarecimento por parte do TJ-MA”, declarou Mário Macieira.
No despacho do CNJ também é pedido uma convocação de equipe de auditoria composta por analistas de controle do Tribunal de Contas da União e do próprio Conselho Nacional de Justiça para elucidação de algumas questões como: se houve descumprimento dos dispositivos legais na aprovação dos projetos, se houve prejuízo ao patrimônio público em razão da alteração contratual, se houve superfaturamento da obra, quem ordenou as despesas e agentes responsáveis pelo planejamento, execução ou fiscalização da obra.

Nenhum comentário: