sábado, 18 de agosto de 2012

Vinhais Velho resiste

"O aspecto mais interessante do movimento Occupy é a construção dos vínculos que estão ocorrendo em todo lugar. Se eles puderem se manter e se expandir, o Occupy pode levar a esforços destinados a colocar a sociedade em uma rota mais humana". Noam Chomsky

"Occupy Wall Street ('Ocupe Wall Street'), OWS, é um movimento de protesto contra a a desigualdade econômica e social, a ganância, a corrupção e a indevida influência das empresas - sobretudo do setor financeiro - no governo dos Estados Unidos. Iniciado em 17 de setembro de 2011, no Zuccotti Park, no distrito financeiro de Manhattan, na cidade de Nova York, o movimento ainda continua, denunciando a impunidade dos responsáveis e beneficiários da crise financeira mundial. Posteriormente surgiram outros movimentos Occupy por todo o mundo.
As manifestações foram a princípio convocadas pela revista canadense Adbusters, inspirando-se nos movimentos árabes pela democracia, especialmente nos protestos na Praça Tahrir, no Cairo[1], que resultaram na Revolução Egípcia de 2011" .Wikipedia


Nos dias 8 e 9 de Setembro o Movimento Ocupe fará um acampamento na comunidade do Vinhais Velho, no bairro do Recanto do Vinhais. A Vila de Vinhais Velho é um paraíso ecológico, patrimônio cultural brasileiro nos termos dos artigos 20 e 216 da Constituição, desde 1986 não há um homicídio ou outro crime na área. É este patrimônio arqueológico e histórico que Roseana Sarney e o Secretário Max Barros querem destruir com a famigerada Via Expressa ou Via Shoppings. Existe a possibilidade concreta de paralisação das obras neste trecho e toda a resistência se fará necessária para que isto aconteça! A mobilização permanente é insubstituível! É com essas condições que o OCUPE SÃO LUÍS convida as organizações sindicais, centrais sindicais, movimentos populares e sociais e indivíduos a virem construir conosco este importante instrumento de luta. Somos um movimento plural que preza pela liberdade de organização e expressão que esteja na trincheira da defesa da Vila Vinhais Velho. Tragam barracas, alimentos, repelentes e muita energia para esse dois dias.
Recentemente, a midia divulgou que uma decisão do presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Guerreiro Junior, concedida ao Governo do Estado, teria autorizado a continuidade das obras da Via Expressa, mas isso não é verdade. O desembargador suspendeu apenas a decisão de um dos processos que envolvem o Vinhais Velho, o que tramita na 5ª Vara da Fazenda Pública, da Comarca de São Luís. Outra liminar, concedida pelo desembargador Marcelo Carvalho, a pedido do Promotor de Justiça, Fernando Barreto, suspendendo a obra na Vila Velha do Vinhais, continua em vigor, e o recurso interposto pelo Estado do Maranhão sequer foi apreciado pelo STJ. Além disso, ainda existe um acordo homologado pelo juiz da 8ª Vara Federal, Dr. Ricardo Macieira, no qual as obras somente podem ser retomadas após o Estado cumprir suas obrigações em relação à proteção do patrimônio arqueológico ali existente.

* Com edição do blog, a partir de informações da comunidade.

Nenhum comentário: