sexta-feira, 10 de agosto de 2012

SMDH e IFIBE promovem formação em Direitos Humanos


Turma de São Luís/MA inicia segunda-feira (13). Brasília/DF receberá atividade em setembro

A Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) e o Instituto de Filosofia Berthier (IFIBE), de Passo Fundo/RS, promovem, a partir da próxima segunda-feira (13), um Curso de Formação em Direitos Humanos, ministrado pelo professor Paulo César Carbonari, uma das maiores referências brasileiras no assunto.
O curso tem 40 horas de carga horária e acontece em São Luís/MA (no UniCeuma II, Unidade Renascença, sala 203) até a próxima sexta-feira (17). Brasília/DF (em local a confirmar), onde a SMDH possui escritório, também receberá a atividade. A etapa da capital federal acontece entre os dias 10 a 14 de setembro.
Cada turma terá até 25 participantes. A equipe técnica da SMDH é o público principal das atividades de formação, sendo as vagas restantes destinadas a entidades filiadas ao Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), membros do Fórum Nacional de Entidades Gestoras dos Programas de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas (FNEG) e outras entidades parceiras.
“A missão da SMDH é contribuir para a promoção dos direitos humanos como requisito essencial para garantia da dignidade humana e como tem consciência de que essa contribuição só é possível com a mudança de postura e comportamento, entende que a forma mais eficiente e eficaz de contribuir para essa mudança é oferecendo a seu corpo técnico-militante e aos parceiros a oportunidade de participar de espaços de educação em direitos humanos, buscado assim contribuir para sustentação das ações necessárias para a realização plena de todos os direitos para todos e todas e o enfrentamento das violações. O curso que ora realizamos é uma aposta na educação em direitos humanos como instrumento no processo de transformação social”, afirmou a advogada Joisiane Gamba, coordenadora do Programa Federal de Assistência a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas.
Currículo – Paulo César Carbonari é Graduado em Filosofia pelo Instituto Berthier (IFIBE) com reconhecimento pela Universidade de Passo Fundo (1993), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (2000), Doutorando em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) (2010) e Professor titular do Instituto Berthier (IFIBE). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética e Filosofia Política. Atua principalmente nos seguintes temas: responsabilidade ética, direitos humanos, organização social, participação popular.
O Curso de Formação em Direitos Humanos é gratuito e conta com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR), MNDH e Misereor. Conheça o conteúdo. Baixe a Ficha de Inscrição.
Maiores informações: smdh@terra.com.br, (98) 3231-1601 e/ou 3231-1897.

Nenhum comentário: