quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Adams avalia rever portaria sobre terras indígenas


http://www.conjur.com.br/2012-ago-16/luis-inacio-adams-avalia-mudancas-portaria-terras-indigenas?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, disse nesta quarta-feira que vai avaliar possíveis alterações na Portaria 303, de 17 de julho, e que a decisão de publicá-la foi exclusivamente sua. Ele esteve em reunião em Brasília com lideranças indígenas, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, e a presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Marta Maria Azevedo.
Adams e Cardoso insistiram em negar interferência política no caso, repetindo que a decisão de publicar a norma teria sido técnica e de responsabilidade apenas da AGU.
A portaria proíbe a ampliação terras indígenas e determina que a implantação de hidrelétricas, estradas e unidades militares nessas áreas pode ser feita sem consulta às populações afetadas quando esses empreendimentos forem considerados “estratégicos” pelo governo.
A norma serve como diretriz para os órgãos federais e reproduz as condicionantes da decisão do STF sobre o caso da terra indígena Raposa-Serra do Sol (RR), de 2009. Ela foi suspensa por 60 dias pela AGU no final de julho, depois de manifestações contrárias de organizações indígenas e indigenistas e da própria Funai.
Segundo informações da imprensa sul-mato-grossense, a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul) protocolou, em 2011, um pedido na AGU para que o governo tornasse regra as condicionantes.
Na reunião, os indígenas criticaram duramente o governo e exigiram a revogação imediata da portaria. Várias lideranças classificaram a norma como ilegal e prometeram continuar os protestos, feitos na semana passada em vários pontos do país, até que ela seja revogada.
As organizações indígenas avaliam boicotar as consultas sobre o assunto que a Funai pretende fazer nas próximas semanas. Com informações da Assessoria de Imprensa do Instituto Sociambiental.
Revista Consultor Jurídico, 16 de agosto de 2012

Nenhum comentário: