sábado, 25 de agosto de 2012

Defesa Civil reconhece situação de emergência em 59 municípios no Maranhão

  • http://imirante.globo.com/noticias/2012/08/23/pagina316806.shtml

    Grande parte do Estado sofre com a estiagem. Regiões mais críticas são a dos Cocais e central.
    Maurício Araya/Imirante
    23/08/2012 07h05 - Atualizado em 23/08/2012 07h11
    Situação crítica em alguns municípios em função do tempo seco. Foto: Arquivo/O Estado.

    SÃO LUÍS – A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, reconheceu situação de emergência em 59 municípios no Maranhão por causa da estiagem. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que o Maranhão lidera a lista de focos de queimadas no país. Segundo o Inpe, entre janeiro e agosto foram registrados 8.446 focos de queimadas no Estado. Grajaú, na região central, é a cidade maranhense com mais focos de incêndio registrados: 396 ocorrências; seguida por Mirador, na região leste, com 286 queimadas.
    De acordo com o secretário-executivo da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Robério dos Santos, equipes técnicas do órgão visitam diversas regiões do Estado para capacitar gestores municipais e orientar sobre a elaboração da documentação para decretar estado de emergência. Duas regiões do Estado são as que mais sofrem com o tempo seco. "As regiões mais críticas são a dos Cocais e central, inclusive com as queimadas. As chuvas do ano passado atrasaram e foi pouca a quantidade de água que caiu no Estado", afirmou em entrevista ao Imirante na manhã desta quinta-feira (23).
    Tempo seco aumenta risco de incêndios em vegetações. Foto: Arquivo/Biné Morais/O Estado.

    "Os municípios devem criar as coordenadorias municipais, nomear seus integrantes, tornar a coordenadoria uma unidade gestora, criar o CNPJ ( Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), criar uma conta bancária no Banco do Brasil, solicitar o cartão da Defesa Civil e treinar a sua coordenadoria", afirma. No Maranhão, 120 municípios contam com coordenadorias locais de Defesa Civil.
    Os telefones da Defesa Civil Estadual são (98) 3222-4012 e (98) 3212-1521. Outras informações podem ser obtidas, também, na página eletrônica da Defesa Civil.

Nenhum comentário: