segunda-feira, 25 de abril de 2011

Nova Investida contra o Povoado da Pindoba

No dia 19 de abril uma megoperação policial aterrorizou o povoado da Pindoba. Desta vez não foi a jagunçada, acompanhada do estelionatário que se fazia passar por procurador federal. Agora a empresa Enciza Engenharia colocou veículos e helicóptero do GTA para intimidar os moradores. Leia a carta enviada à Defensoria Pública (Dr. Alberto Tavares) e à Comissão de DH da OAB-MA (Dr. Rafael Silva):

Clube de Mães do Povoado Pindoba
Rua Tia Bia, s/nº-Pindoba-Paço do Lumiar-MA
CNPJ: 03436586/0001-20 fundado em 11 de junho de 1998

Relatório
Prezados Drs. Alberto e Rafael
Se faz necessário relatarmos o que aconteceu hoje pela manhã na comunidade de Pindoba, principalmente na área agrícola, mais precisamente nas proximidades da Associação, digo, Clube de Mães do povoado Pindoba, das escolas, casas e, sobretudo na casa da presidente da associação.
Hoje presenciamos com pesar alguns de nossos direitos humanos básicos sendo violados mais uma vez em uma verdadeira demonstração de poder e opressão onde o dinheiro fala mais alto que a vida de uma pessoa, de crianças, de famílias inteiras. O ato que chamamos de criminoso, cometido pela Enciza Engenharia hoje na Pindoba é imperdoável e causou muita indignação e revolta além de muito medo.
Sempre pensamos que a segurança é um direito nosso, da sociedade como um todo, pois nos consideramos pessoas trabalhadoras, cidadãos cumpridores de nossos deveres e acreditamos que o respeito ao outro é fundamental, pois não nos vemos agredindo ninguém embora tenha motivos de sobra para fazê-lo.
Fomos ameaçados de despejos, de morte, tentaram ferir nossa moral; tudo isso suportamos, mas colocar helicópteros e carros da GTA em uma área totalmente habitada, com crianças que choravam desesperados achando que aqueles homens iam lhes matar ou matar seus pais, adultos que ligavam desesperadamente para a presidente da Associação, ora para pedir ajuda, ora para pedir à mesma que se escondesse, e alguns, desesperados, pedindo que avisasse os senhores advogados, nunca tínhamos visto.
Este ato covarde e feito desta forma é a primeira vez que acontece aqui. Nós repudiamos esta atitude, não aceitamos que pessoas instruídas, bem formadas e com o poder do dinheiro nas mãos queiram medir forças conosco porque não aceitam uma derrota, usam o dinheiro e o poder da camaradagem, da opressão como arma, nos convencendo de que tanto pela terra quanto pelo ar são mais fortes, tem a policia a seu serviço, enquanto nós, ameaçados de morte, nunca conseguimos uma viatura para fazer a segurança a esta comunidade.

Para nós esta é a maior demonstração de fraqueza, principalmente ao saber também que eles acreditam ter convencido nossos advogados que tanto nos apoiaram nesta luta de que são pessoas boas, que já desistiram da luta. Tudo mentira; uma máscara, farsa. São lobos disfarçados de cordeiros e ainda são audaciosos ao mandarem mensagens para a nossa presidente dizendo que a admiram pela luta. Quem admira não mata, não destrói, não incomoda e nem amedronta a quem diz admirar.
Somos trabalhadores livres e nossa liberdade não fere o direito de outras pessoas. Sabemos exatamente nossos direitos, embora neste caso algumas pessoas acreditem ser o dinheiro que prevalece. Tanto não é o dinheiro que estamos sob liminar da justiça que, infelizmente, foi violada mais uma vez por esta empresa que nos culpa por terem perdido milhões de reais.

Não somos culpados por ninguém cometer erros, comprando áreas habitadas há muitos anos. Qualquer pessoa com o mínimo de inteligência não o faria, uma vez que o dono da ENCISA sobrevoou a área por mais de oito meses. Nem tampouco somos culpados de empresas que possuem empresários com mente doentia e satânica se deixar dominar pelo dinheiro e pelo poder.
Não vamos pagar por um erro que não cometemos. Portanto a atitude da GTA e da Enciza foi grosseira. Pior foi quando um pai de família foi tomar satisfação com o capataz da Enciza e ele apenas informou que fora um equívoco (amedrontar hoje já mudou de nome). Eles nem se deram ao trabalho de perceber que poderiam ter causado danos bem maiores para os produtores rurais e suas famílias, pois diante da situação qualquer ato impensado de pais, de crianças ou de pessoas idosas poderia ter causado uma fatalidade. Diante da situação em se encontra a área perante a justiça é difícil acreditar que tais pessoas tenham feito isto equivocadamente.
Enquanto tudo isso acontecia em um espaço de tempo de mais ou menos 1 hora muitas pessoas filmaram e fotografaram o helicóptero e os policiais armados, outras pediam assustadas uma atitude da Associação, que no máximo conseguiu avisar vocês dois. Ficou impotente diante da situação, não podendo ligar para a polícia porque era a própria policia que estava a serviço do dinheiro.
Seguem alguns depoimentos, não identificaremos os nomes.
R. 8 anos “um avião cheio de policia militar queria derrubar a casa de vovó, ficamos com muito medo”
D. J. 67 anos, ”Pensei que eles tinham matado você (Presidente da Associação) e que iam derrubar a Associação, fiquei me tremendo toda”
D. M. “meu neto saiu para olhar apavorado e um dos policiais apontou algo para ele que ficou muito assustado”
J. Posto de Saúde “O posto se tremeu todo, achávamos que eles iam derrubar sua casa (presidente da Associação)”
B. professora, ”sai para filmar e os policiais ainda fizeram pose, quando volto minha filha de 3 anos estava tentando se esconder dentro do guarda roupa”
R 9 anos “ chorei demais,pensei que eles iam matar minha mãe”
D. produtor “ a única coisa que lembrava era de ligar para Dr. Rafael e Dr. Alberto, mas não conseguia encontrar o numero deles”
D. D. produtora rural ”ao mesmo tempo que queríamos para a senhora (presidente da associação ) vir nos ajudar, pensava na sua vida”
C. “foi horrível tudo se tremia dentro de casa”
D, filha da presidente da associação “não sabia se corria para a casa de meu tio ou se me escondia dentro de casa quietinha”
S. produtor “fui lá e disse para Jairo (capataz da enciza) nós não somos bandidos para vocês colocarem policiais armados na entrada de minha casa” entre muitos outros depoimentos.

Portanto, não sabemos o que vai acontecer com este documento, mas penso que deve ser tomada alguma providência para que atos criminosos como este não aconteçam mais. Não vamos aceitar este tipo de crime junto ao nosso povo, e só não fomos até a Secretaria de Segurança hoje fazer nossa manifestação, por falta de dinheiro para alugar um ônibus, mas eles não vão perder ao esperar. Aliás, esperamos não ser preciso.

Enviaremos algumas fotos e videos em CD posteriormente,tendo em vista que nossa Internet não está colaborando.


Pindoba, 18 de abril de 2011


Comunidade da Pindoba





Nenhum comentário: