sexta-feira, 29 de abril de 2011

A Monarquia idolatrada pela mídia

Causa estupor constatar esse verdadeiro endeusamento da monarquia britância na mídia nacional e mundial. O casamento do príncipe herdeiro, Willian, e a plebéia, Kate Middleton, é um produto altamente consumível pela midia, nos países onde a superficialidade das programações, há muito tempo, idiotizam a assistência e a audiência.

Espantoso foi constatar a cobertura do evento, na TV, logo no início da manhã de hoje. É como se a pompa da monarquia exercesse um verdadeiro fascínio sobre os mortais republicanos, cujo regime, pelo contraste de tratamento, fosse considerado inferior pelos meios de comunicação.

Não há uma única menção ao que significa a Monarquia e o seu antípoda direto, a República. Os ideais que alimentam a opção pela República estão enfranquecidos por uma pauta mais digna da Revista Caras, ou do programa Amaury Junior. Enquanto aqui a midia esculacha o regime democrático republicano, desvalorizando o direito de votar, adora e endeusa acriticamente a pompa monárquica, sustentada pelos impostos do contribuinte - privilégio atribuído misteriosamente a uma única e exclusiva família.

Com todo o respeito ao povo inglês, gostaria de reafirmar o acerto da nossa opção republicana, embora também tenha as suas falhas. Não vejo sentido algum em conferir tanto destaque a uma cerimônia que deveria interessar principalmente aos adeptos desse sistema, que são minoria, no chamado mundo civilizado. Depois, conto de fadas, cai bem em criancinhas.

Um comentário:

CARTAS: Pensamentos e Dicas disse...

Caríssimo Pedrosa,

Como leitora e admiradora de seu blogue e de sua luta, concordo plenamente com sua precisa observação sobre este evento.

Seu blogue é um dos que acesso diariamente e está referenciado no meu.
Também postei uma crônica: Pra não dizer que não falei do "Casamento do Século" ou "Hay que endurecerse pero sin perder la ternura jamás"

ritalunamoraes.blogspot.com

Abraço.

Rita Moraes.