quarta-feira, 6 de abril de 2011

Jackson Lago

No dia 02 de abril, morreu o ex-governador Jackson Kepler Lago. O enterro será hoje, no cemitério do Vinhais. Jackson foi velado ontem, após carreata pela cidade, num veículo do corpo de bombeiros. Na sede do PDT, na Rua do Sol, concentrou-se grande multidão (cerca de dez mil pessoas) para a despedida ao grade líder das oposições.

Jackson sucumbiu ao câncer de próstata e às complicações resultantes do tratamento quimioterápico a que se submeteu. Era se desejo ser velado na sede do PDT, partido que ajudou a construir no Estado, com atuação inspirada pelo seu grupo político mais próximo.

Jackson sagrou-se governador do Estado em 2006, derrotando Roseana Sarney, após três mandatos à frente da Prefeitura da Capital. Em abril de 2009, foi deposto pelo TSE, sob a alegação dos adversários de abuso de poder econômico.

Depois disso, mesmo doente, resolveu concorrer novamente ao posto de Governador do Estado, tendo como adversária Roseana Sarney, nas eleições de 2010. Segundo o ex-governador, era uma forma de resgatar sua imagem, atingida duramente pelo processo de deposição.

Com grande votação no sul do Maranhão, Jackson teve votação pobre em São Luís, onde as oposições foram derrotadas, pela primeira vez, pela família Sarney. Roseana foi eleita no primeiro turno e Flávio Dino (PCdoB) obteve o segundo lugar na disputa.

Jackson iniciou sua trajetória política ao lado de Leonel Brizola, Darci Ribeiro e de Neiva Moreira. Era considerado um histórico do PDT, seguindo a linha originalmente traçada por Brizola. Era um oposicionista ideológico, embora se possa até discutir suas opções em matéria de alianças.

É seguro dizer que perdemos o líder oposicionista que mais tempo durou nas oposições. Cafeteira (que foi e não voltou), Castelo (qua já foi e veio e agora dizem que vai de novo) e uma banda do PT (liderada por Whashington Luís) já se entregaram. Ele morreu também assistindo a derrocada ideológica da bancada do PDT na Assembléia Legislativa do Estado e permanece com exemplo de luta política por idealismo.

Nenhum comentário: