segunda-feira, 14 de março de 2011

Polícia confirma prisão de três acusados de assassinato de Sebastião

http://www.mndh.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2729&Itemid=56


14-Mar-2011

Além dos irmãos Janes e Ricardo, que já eram considerados foragidos pela Polícia, uma mulher com suspeita de participar do crime foi detida

A Polícia Civil de Gurupi confirmou, no final da tarde de ontem, que prendeu três acusados de assassinar o ativista de direitos humanos Sebastião Bezerra da Silva, 40 anos. O ativista, quer era coordenador do Centro de Direitos Humanos de Cristalândia e secretário regional Centro-Oeste do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), foi localizado morto no domingo 28 de fevereiro em Dueré, no Sul do Estado. O seu corpo estava semienterrado em um formigueiro, com uma corda amarrada no pescoço.

Dos três suspeitos, dois já tinham os seus nomes divulgados pela polícia - os irmãos Janes Miguel Gonçalves Júnior, 19 anos, e Ricardo José Gonçalves, 20 anos. Eles foram presos fora do Tocantins por agentes da Delegacia Especializada em Investigações Criminais (Deic) de Gurupi. A polícia não revelou o Estado em que os irmão foram detidos, mas, antes da prisão dos acusados, os policiais realizaram buscas em Goiânia. Eles devem ser transferidos para Gurupi na terça-feira.A outra pessoa acusada é uma mulher, que não teve a identidade revelada e foi capturado em Gurupi. Entre segunda-feira ou terça-feira, o delegado responsável pela Deic de Gurupi, Jackson Ribas, deve conceder uma entrevista coletiva para dar mais esclarecimentos sobre a prisão.

Mobilização

O assassinato do ativista foi um crime de muita repercussão no Tocantins e no Brasil. Representantes de entidades ligadas a direitos humanos se mobilizaram e, por mais de uma vez, cobraram agilidade das autoridades na investigação e conclusão do caso.

Na sexta-feira, durante o lançamento do Fórum Estadual de Lutas por Terra, Trabalho e Cidadania em Gurupi centenas de pessoas carregando faixas pedindo paz reivindicaram providências para o assassinato.Além disso, dirigentes da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Pastoral Nacional Carcerárias fizeram discursos defendendo Silveira e criticando a violência.

Detalhes

Presos: Janes Miguel Gonçalves Júnior, 19 anos, Ricardo José Gonçalves, 20 anos, e uma outra suspeita que não teve o nome revelado pela Polícia Civil

Vítima: Sebastião Bezerra da Silva, 40 anos, ativista de direitos humanos ▩

Fonte: Jornal do Tocantins - Daniel Machado


Atualizado em ( 14-Mar-2011 )



Nenhum comentário: