sexta-feira, 25 de abril de 2014

O PT irreconciliável


O PT seguirá dividido na eleições de 2014, como era de se esperar. O grupo da resistência petista tomou a iniciativa de promover um encontro proclamando o apoio a Flávio Dino, independente da posição dos diretórios estadual e nacional da legenda.
Edinho e Lobão foram ao encontro de Lula e receberam garantias que o PT apoiará o candidato da oligarquia.
Logo em seguida, Flávio Dino apareceu ao lado de Aécio Neves, anunciando o apoio do PSDB ao seu consórcio de partidos.
Agora, parece claro que o candidato de Dilma será Edinho Lobão, que já usa a imagem da presidenta e de Lula na sua pré-campanha. 
Não há conciliação possível mais, entre os dois palanques. O consórcio de Flávio não será prioridade para nenhum candidato presidenciável, porque se firmou na hibridez e na heterogeneidade.  Isso pode ser bom para a campanha de Flávio, mas certamente não é para um candidato a presidente.
Em política, se a liderança não impõe o ritmo, a carruagem toma o caminho das bestas e vai embora. Agora, Edinho será o representante dos avanços do governo do PT e Flávio conviverá com plenárias atacando Dilma e Lula, carimbando uma imagem de adversário do petismo.
E no Maranhão, as instâncias do PT se transformaram em meros ornamentos. A metade da legenda não cumpre as deliberações formais e fica por isso mesmo, por uma questão de justiça. Ninguém teria coragem de punir quem se recusa a votar em um candidato do naipe de Edinho. 
E agora, o encontro de definição da tática eleitoral do PT sairá banguela, pelo visto. A chamada Resistência Petista publicizou nota, anunciando que não participará. Veja abaixo:



Companheiros e companheiras,


Após inúmeras reuniões e tentativas de buscar um entendimento para construirmos uma alternativa que resgatasse o PT do Maranhao para sua identidade de lutas e alianças com movimentos sociais, nós da RESISTÊNCIA PETISTA NA LUTA, após reunião hoje em conjunto com outros grupos e militantes que se opõem entregar o PT para EDINHO LOBAO e considerando que:


1) O quadro de delegados ao Encontro de Tática não reflete o resultado do PED, cuja legitimidade foi duramente questionada por aqueles que sentiram-se prejudicados com a "extinção" do 2 turno;


2) Que não existe condições de equidade para disputa de opiniões divergentes. Tratando-se, portanto, apenas de um ENCONTRO PARA HOMOLOGAR apoio a EDINHO LOBAO;


3) Que não houve nenhuma garantia de que em havendo resultado diverso de apoio a EDINHO LOBAO essa decisão seria respeitada, assim como não foi respeitada em 2010, quando a maioria decidiu apoiar Flavio Dino, DECIDIMOS:


1) NÃO PARTICIPAR DO ENCONTRO DE TÁTICA CONVOCADO PELO GRUPO QUE APOIA ALIANÇA DO PT COM PMDB/EDINHO LOBAO. NAO QUEREMOS SER USADOS PARA APENAS LEGITIMAR UMA DECISAO QUE CONTRARIA OS INTERESSES DO PT no estado e cuja inequívoca manifestação ja foi dada desde 2010;


2) CONCENTRAR ESFORÇOS NA ORGANIZACAO DA CAMPANHA DOS PETISTAS EM APOIO A FLAVIO DINO A PARTIR DO COMITÊ ESTADUAL E COMITÊS MUNICIPAIS DILMA PRESIDENTE e FLAVIO DINO GOVERNADOR.


São Luis, 24 de Abril de 2014.
RESISTENCIA PETISTA NA LUTA

Nenhum comentário: