quarta-feira, 9 de abril de 2014

Eliziane desistiu

Uma nota divulgada recentemente pelo PSDB e PPS põe fim à candidatura de Eliziane Gama e da chamada Terceira Via, no Estado.
Em primeiro lugar, a nota afirma a necessidade da unidade das oposições no Estado.  Depois a nota conclama pelo "realinhamento das alianças necessárias", com a rediscussão da chapa majoritária do candidato da oposição.
A candidatura própria somente viria, acaso não houvesse esse "realinhamento", que, falando mais claro, seria uma vaga na chapa majoritária. 
Ou seja, depois de uma nota dessas não há mais nenhum ser vivente que acredite na candidatura de Eliziane Gama para governador. Com essa decisão, também ficará praticamente inviável sua candidatura a Prefeita da Capital, posteriormente.
E se houver candidatura ao governo, não será para valer. Veja a nota, publicada no blogue Marrapá.

“A decisão da governadora Roseana Sarney, de permanecer no governo até o final do seu mandato, demonstra, decerto, a evidente deterioração da unidade política do seu grupo. Permanecer no governo é também uma demonstração de contagiante fragilidade da continuidade do projeto de poder do grupo.

Além disso, sua decisão de não disputar a vaga para o Senado abre reais perspectivas para a vitória de uma candidatura de oposição, tanto para governador como para senador, no pleito que se aproxima.

Em razão disso, defende-se que a unidade das oposições aproximará as condições políticas e eleitorais necessárias para enfrentar e derrotar a mais antiga oligarquia em atividade no Brasil.

Cientes da necessidade e da complexidade dessa unidade, que reúne partidos com proposições diversas no plano nacional, é que o PPS e o PSDB, partidos fundamentais para a consolidação de uma frente de oposição programática, alertam para a urgente necessidade do realinhamento das alianças necessárias para o enfrentamento da disputa eleitoral e para a consecução de um projeto de mudanças reais que tragam dias melhores para o povo maranhense.

O realinhamento dessas alianças passa necessariamente pela rediscussão da chapa majoritária do candidato da oposição. Por razões nacionais e também estaduais, PPS e PSDB no Maranhão compõem, a partir de agora, um bloco unitário e programático, em razão de ter entre seus quadros excelentes nomes para disputa eleitoral.

O ideal é que haja a convergência dos partidos de oposição em torno de uma única candidatura ao governo e ao senado. Todavia, caso não sejam criadas as condições objetivas que viabilizem essa aliança, PPS e PSDB lançarão projeto próprio, fundamentado em um programa de governo que promova desenvolvimento com sustentabilidade e a inclusão social de milhares de maranhenses”.

Nenhum comentário: