sábado, 14 de dezembro de 2013

Psol caminhando para 2014

Haroldo Saboia, Isabela Miranda, Pedrosa e Franklin Douglas, militantes do Psol do Maranhão

Estamos caminhando rumo à construção de um campo político, de esquerda programática, no Maranhão. Hoje, o Psol, com muita maturidade política interna, definiu meu nome para pré-candidato a governador, numa chapa em que, esperamos, estejam confortáveis PSTU e PCB.

É apenas o início de uma longa caminhada, pela definição de um espaço para a nova política, onde os princípios éticos e o horizonte socialista estejam presentes, no discurso e na prática. A Frente de Esquerda representará os anseios de quem espera da política algo diferente do pragmatismo, do vale tudo e do cinismo.

Empunharemos as bandeiras que foram para as ruas, durante as manifestações de junho e falaremos pela boca dos que clamam por políticas públicas estruturantes, diante dos limites impostos pela coalização PT-PMDB, a nível nacional, e da salada ideológica das candidaturas apresentadas no Estado. Seremos a alternativa socialista, ética e moral, por que representamos a coerência de compromissos com a classe trabalhadora e com os excluídos do sistema, em todo os espaços de luta, incluindo a política.

Neste sábado (14/12/2013), na Conferência Eleitoral Estadual do PSOL/MA, que ocorreu em São Luís, conseguimos unificar todas as tendências do partido, dentro de um movimento que iniciou com o III Congresso Estadual, passando pelo Seminário Estadual Programático, até chegar a Conferência.

Nossa tática eleitoral também foi aprovada por unanimidade. Nela, o PSOL reivindica a cabeça de chapa e conclama PSTU e PCB a indicar os pré-candidatos ao Senado e à vice numa chapa majoritária que consolide a Frente de Esquerda.

O próximo passo será levar o nome do pré-candidato aos demais partidos de esquerda.

Dando sequência à discussão programática, o PSOL realizará uma série de seminários temáticos, complementares ao Programa que aprovou em seu Seminário Estadual Programático, a fim de debater com os movimentos sociais em luta as propostas de uma candidatura que não se confunde nem com a oligarquia, nem com oposição consentida.

Nenhum comentário: