domingo, 1 de dezembro de 2013

Frei Betto: Barafunda brasileira

Palavras se gastam com o tempo. É o caso de direita e esquerda. Hoje, o que é ser de direita ou de esquerda?

O Dia
Rio - Palavras se gastam com o tempo. É o caso de direita e esquerda. Hoje, o que é ser de direita ou de esquerda? No Brasil, a esquerda está no poder? Suponhamos que sim. Mas quem são os líderes de sua base aliada? Todos conhecemos sobejamente: Sarney, Collor, Renan Calheiros, Jáder Barbalho, Maluf, Romero Jucá, Kátia Abreu...

Como um governo de um partido de trabalhadores pode se dar tão bem com o patronato brasileiro e manter relações tensas com movimentos sociais, como indígenas e sem terra? Fora o PSDB e alguns pequenos partidos, todos os setores conservadores da sociedade brasileira apoiam o governo, incluindo empreiteiras, bancos e mineradoras, principais fontes de financiamento de campanhas eleitorais.
Espero que a reforma política – quando houver – impeça candidatos de receberem grana de pessoas jurídicas, e as doações de pessoas físicas fiquem limitadas ao teto de um salário mínimo. Em dez anos de governo petista, o Brasil melhorou muito, graças ao aumento real do salário mínimo, à redução do desemprego, à política externa independente.
O atual governo é muito diferente do governo FHC. E muito semelhante. Prometeu investigar as privatizações e privatizou o Campo de Libra, que abriga petróleo, um produto estratégico; rodovias, portos e aeroportos, sem prestar atenção na queda do lucro da Vale após ser privatizada. Segundo o Ipea, órgão federal, a desigualdade social entre os mais ricos e os mais pobres no Brasil é de 175 vezes! Por que não são tomadas medidas estruturais para reduzi-la?

Enquanto o orçamento da República destinar mais de 40% do nosso dinheiro para pagar juros, amortização e rolagem da dívida pública, e menos de 8% para a Saúde e a Educação, o Brasil continuará sonhando em ser o país do futuro.
Escritor, autor de ‘O que a vida me ensinou’ (Saraiva)

Nenhum comentário: