sábado, 27 de julho de 2013

PSOL tem melhor bancada do Parlamento brasileiro, diz pesquisa

Psol/SP

26/07/2013 



O Globo
RIO – Com apenas um senador e três deputados federais, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) conseguiu ser eleito por jornalistas que cobrem os acontecimentos do Congresso Nacional como o que apresenta o melhor desempenho no Parlamento brasileiro. Participaram da votação, promovida pelo site Congresso em Foco, 166 repórteres. O Partido dos Trabalhadores (PT) foi o que recebeu o maior número de votos, porém o fato de o PSOL ter uma representatividade muito menor favoreceu os socialistas.
Esta foi a etapa inicial do Prêmio Congresso em Foco. Os partidos mais bem avaliados depois do PSOL foram, respectivamente, PDT, PSB, PCdoB, PT, PSDB, PPS, PP, PMDB, DEM, PV, PTdoB, PR, PSC, PTB e PSD. As demais legendas — PRB, PMN, PEN, PRP, PSL, PHS e PRTB — não chegaram a pontuar nenhum voto.
O PSOL, criado por dissidentes petistas em 2004, recebeu 246 votos, com somente três parlamentares, todos indicados para a lista de melhores do ano: o senador Randolfe Rodrigues (AP) e os deputadores federais Chico Alencar (RJ), Ivan Valente (SP) e Jean Wyllys (RJ). Já o PT conquistou 268 votos, com 89 deputadores federais e 12 senadores, totalizando 101 parlamentares.
Em média, cada parlamentar do PSOL teve 61,5 votos. Esse número está muito à frente do segundo colocado, o PDT, cujos parlamentares tiveram, em média, 6,7 votos cada um. Em seguida, ficaram o PSB, com média de 3,5 votos; o PCdoB, com 2,9; o PT, com 2,7; e o PSDB, com 1,6. Confira, no site Congresso em Foco, o total de votos por partido.
Segundo o regulamento da premiação, cada jornalista pôde votar em até dez deputados e cinco senadores. Também não foram computados os votos dados a parlamentares que enfrentam inquéritos ou processos criminais no Supremo Tribunal Federal.
Clique aqui para ver a matéria no site do Globo.

Nenhum comentário: