segunda-feira, 22 de julho de 2013

700 manifestantes bloquearam Estrada de Ferro dos Carajás nesta sexta-feira (19)



Publicação: 19/07/2013 20:13


Na sexta-feira (dia 19), cerca de 700 manifestantes interditaram novamente a Estrada de Ferro Carajás. O protesto começou  por volta das 19 h, no trecho da ferrovia localizado no município de Alto Alegre do Pindaré.

Os manifestantes exigem compensações socioambientais pelos impactos causados pela ferrovia na região. Segundo o Jornal O Imparcal, dez representantes do poder público, entre prefeitos, vereadores e deputados, também aderiram ao ato e estavam presentes no local junto à população.

O protesto teve início logo após uma audiência pública realizada pelo Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás (COMEFC). A audiência aconteceu na quadra de uma escola do município e contou com a presença de autoridades locais, lideranças comunitárias, associações rurais e toda a comunidade em geral. Logo depois, o grupo que participava se reuniu em protesto e fecharam a Estrada de Ferro.

Esta foi apenas uma das várias audiências que a Comefc tem realizado nos municípios atingidos pela Estrada. Ao todo, são 23 os municípios que participam das ações estruturadas para alavancar o crescimento da região, com o objetivo de diminuir os impactos sociais e ambientais sofridos em razão da atuação da mineradora.

De acordo com informações da Comefc, neste sábado (20), outra audiência será realizada às 9h, no município de Tufilândia, na creche Primeiros Passos.

Com informações do Jornal O Imparcial.

Nenhum comentário: