quinta-feira, 25 de julho de 2013

Nota: Todo o apoio à ocupação da Câmara de Vereadores

25/07/2013 14:21
No dia 23 de julho, inúmeros estudantes, ativistas e moradores da Vila Apaco (comunidade atingida pelo descaso público que sofre de ameaça de despejo forçado, além da completa ausência de infra-estrutura e agressão ao direito constitucional a moradia) ocuparam a Câmara Municipal de Vereadores de São Luis, a partir das 12 horas da manhã, de forma gradativa, pacífica e legítima.
Torna-se impossível pensar isoladamente na causa desta ocupação: no mês de junho vimos o Brasil de norte a sul, inspirado na juventude árabe, egípcia, espanhola e de diversos outros pontos do mundo, levantando-se para questionar as prioridades dos governos federais, estaduais e municipais. A luta que teve como a ponta do iceberg o acesso ao transporte público questionou também a deficiência de investimentos nas áreas sociais, tais como saúde e educação, em detrimento a pagamento de dívida pública e investimentos na construção de estádios para os megaeventos do futebol.
A juventude ocupou as ruas e percebeu que a luta é necessária na conquista de direitos!
Em São Luís não foi diferente! Saímos as ruas por diversas vezes junto aos demais movimentos sociais, ativistas e independentes que não aguentavam mais o descaso com a nossa ilha. Uma das nossas principais reivindicações dizia respeito ao transporte público de São Luis que além de precário e defasado, conta com uma passagem altíssima. Um assalto aos bolsos da juventude!
Após muitas manifestações e ocupações de ruas pela população, a prefeitura de São Luis conclamou os movimentos para negociar, e em reunião com o DCE-UFMA (veja a matéria aqui) de forma geral deixou claro que o preço das passagens não poderiam baixar, uma vez que os empresários não aceitariam essas perdas. Nesse sentido, o prefeito deixou claro que de que lado ele estava, colocando o interesse privado (tubarões do transporte público) em detrimento ao interesse público, ou seja o nosso direito ao transporte e a ir e vir.
É claro que essa mesa de negociação não incorporou as demandas e reivindicações concretas e possiveis dos movimentos sociais, por isso foi chamado uma ocupação da câmara de vereadores de São Luis, no intento de pressionar e mostrar que nós não nos calaremos e não omitiremos frente ao descaso do poder público frente a população.
Estamos a mais de 48 horas ocupando a câmara, já tivemos diversos problemas. No primeiro dia ( 23.07) fomos desrespeitados por vereadores, a segurança já mandou fechar os portões, impedindo-nos de entrar em um local público, mas estamos resistindo e contamos com a solidariedade de todxs, tanto para ocupar a câmara como também com doações de alimentos.
Nós do DCE-UFMA gestão "Ninguém Pode Nos Calar" vimos através desta declarar total apoio a ocupação e conclamamos toda a comunidade acadêmica a se somar nessa luta e ocupar a câmara também em defesa do direito a moradia e por transporte público de qualidade!
Pela criação de mais linhas de Campus saindo de outros terminais!
Por redução imediata da tarifa de transporte!
Passe-livre para estudantes e desempregados!
Acompanhe mais informações pela página da ocupação da câmara, clique aqui!

Nenhum comentário: