sábado, 6 de julho de 2013

PIRUETAS PETISTAS NA COMUNICAÇÃO


 - Gustavo Gindre, competente formulador de políticas de democratização da mídia, mostra aqui como o PT e seus governos favorecem os monopólios privados que - para o distinto público - alegaM combater:

APELO AOS AMIGOS PETISTAS

Militei no partido por muitos anos, mas de lá sai já há algum tempo. Apesar disso, deixei bons amigos no PT. E cada vez mais esses amigos (ou parte expressiva deles) têm manifestado sua contrariedade contra a grande imprensa, que eles apelidam de PIG.
...
É muito bom ver essa indignação toda, mas fica uma enorme sensação de que eles estão falando a partir de um lugar de fala errado. O partido deles não é mais de oposição. Há 10 anos estão no poder.

E, nesses dez anos, o PT não apenas não fez rigorosamente nada para enfrentar o poder do tal PIG, como ajudou a reforçá-lo.

Foi o governo Lula que colocou no Ministério das Comunicações um empregado da Globo que patrocinou uma inconstitucional transição rumo à digitalização da TV aberta, com o intuito de agradar a Globo.

Foi o governo Lula que mudou o Plano Geral de Outorgas (PGO) para permitir que a Oi (leia-se, Carlos Jereissati e Andrade Gutierrez) comprasse a Brasil Telecom.

Foi o governo Lula que fechou os olhos para o fato de que a última grande empresa de telecomunicações brasileira (Oi) está aos poucos sendo vendida para a Portugal Telecom (cujo maior acionista, Ongoing, contratou serviços de consultoria de José Dirceu).

Foi o governo Lula que socorreu Silvio Santos para impedir que seu banco quebrasse, levando de roldão o SBT.

Foi o governo Lula que fechou os olhos para o ilegal proselitismo religioso na TV aberta e no rádio e que finge que não vê que a Record possui duas TVs abertas em São Paulo, contrariando a legislação vigente.

Foi o governo Dilma que demitiu Rogério Santanna e praticamente encerrou o ainda tímido sonho de fazer da Telebrás um importante instrumento de inclusão digital.

Foi o atual braço direito de Dilma, Aloísio Mercadante, que defendeu os Frias (donos da Folha de São Paulo) contra a acusação de que eles teriam dado suporte logístico para a ditadura caçar, prender, torturar e matar opositores ao regime.

Foi o ministro Paulo Bernardo, do governo Dilma, que deu declarações à Veja criticando a idéia de regular a mídia.

É a Secom de Dilma que inunda a grande imprensa de dinheiro de publicidade oficial.

Então, parem de encher meu feed de notícias com críticas ao tal PIG e passem a me contar o que fez o governo petista nesses 10 anos para enfrentar esse problema. Ou essa é mais uma questão que não pode ser enfrentada, infelizmente!, porque interfere na governabilidade?

Nenhum comentário: