quinta-feira, 4 de julho de 2013

Apac emite nota estranha para defender Roberto Costa

No mínimo estranha a última nota da Apac de São Luís, sobre o episódio envolvendo o emplacamento de veículos do Detran-MA. Ela está datada de 16 de maio, mas não era do conhecimento público, até a resposta do Deputado Roberto Costa (PMDB) ao blog Marrapá, ontem (2 de julho). De acordo com a nota, a direção da Apac parece que está recebendo pressões, para se posicionar em relação ao advogado Rafael Silva, e não a respeito do escândalo. O item 3 da nota chega até a insinuar desconfiança em relação ao trabalho do advogado, graças ao qual a Apac escapou de estar envolvida no esquema político.
O advogado, que é atualmente presidente da Comissão de Moradia da OAB-MA, fez denúncia pública contra o deputado Roberto Costa, em audiência da Assembleia Legislativa (veja o vídeo), a respeito de um esquema vinculado ao parlamentar e seu grupo político, com o objetivo de desviar dinheiro do Detran no Maranhão, por intermédio de empresas de fachada.
Apesar de Rafael Silva ter assumido solitariamente a denúncia, a Apac, desde o início, se mostrou relutante em avalizar o seu conteúdo, mesmo diante dos fortes indícios apresentados publicamente. A nota, publicada no Marrapá apenas confirma a posição dúbia da Apac de São Luís, que insiste em manter o convênio, mesmo contrariando a orientação da Federação Nacional das Apacs (Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados- FBAC).
A nota, que emerge ao público somente agora, como uma espécie de às na manga do deputado, além de um evidente favor prestado a Roberto Costa, terá uma única utilidade para a direção da Apac de São Luís: enodoar sua boa imagem. Depois, disso, o relacionamento da Apac de São Luís com os movimentos sociais e entidades de defesa dos direitos humanos não será mais o mesmo, com toda a certeza.
Veja a nota abaixo:

APAC 1 (1)



Apac 2

Nenhum comentário: