quinta-feira, 4 de julho de 2013

INDIOS INTERDITAM ESTRADA DE FERRO CARAJÁS EM ALTO ALEGRE DO PINDARÉ

Abimael Costa

                                                          FOTO ILUSTRATIVA





A estrada de Ferro Carajás (EFC), está interditada na altura do KM 289, no município de Alto Alegre o Pindaré/MA. Índios de varias etnias do Maranhão estão acampados sobre os trilhos da ferrovia.

O trecho da ferrovia interditado está localizado dentro de território indígena - aldeia Maçaranduba, Terra Indígena Caru, dos Awá-Guajá e Tenetehara (Guajajara) - Segundo lideranças do movimento a interdição é por tempo indeterminado.

Os índios afirmam ainda que a ferrovia foi bloqueada porque há dez dias eles ocupam a sede do Distritos Sanitários Especiais Indígenas do Maranhão, e até agora as reivindicações não foram atendidas. Eles reivindicam do poder público, entre outras medidas, melhorias nas condições de saúde e educação.

Devido a interdição da ferrovia, passageiros que embarcaram nesta manhã na estação da EFC em São Luís (MA), com destino a Parauapebas (PA), foram transferidos para ônibus fretados pela Vale na estação de Santa Inês (MA), e seguirão até seu destino final pela rodovia. 

Em nota, a Vale afirma que respeita o direito de manifestação dos Povos Indígenas e busca estabelecer um relacionamento positivo, construtivo e de confiança mútua com essas comunidades. entretanto, vai adotar medidas judiciais cabíveis para desocupação da EFC, pois alega que qualquer ato público ou manifestação deve respeitar o Estado Democrático de Direito e o direito constitucional de ir e vir das pessoas que utilizam o transporte público ferroviário.

COM INFORMAÇÕES DO G1 MARANHÃO

Nenhum comentário: