segunda-feira, 9 de maio de 2011

Secma realiza Semana dos Povos Indígenas 2011


http://www.jornalpequeno.com.br/2011/5/9/secma-realiza-semana-dos-povos-indigenas-2011-154977.htm

9 de maio de 2011 às 10:43


A cultura dos índios entrará na pauta de discussões em São Luís por meio de atividades diversas. A Secretaria de Estado da Cultura (Secma) realizará, por meio do Centro de Pesquisa da História Natural e Arqueologia do Maranhão (CPHNAMA), a V Semana dos Povos Indígenas 2011. O evento acontecerá de terça-feira (10) a sábado (14), com objetivo de estimular as discussões sobre a identidade cultural indígena.

A abertura acontecerá às 19h, de terça-feira (10), no Teatro Alcione Nazaré (Centro de Criatividade Odylo Costa, filho), com presença dos secretários de Estado de Cultura, Luís Henrique de Nazaré Bulcão; de Educação, Olga Simão; de Igualdade Racial, Claudett Ribeiro; de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), José Leite Piancó Neto; e da coordenadora das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Sônia Bone Guajajara; além de instituições ligadas aos povos indígenas no Maranhão.

A conferência “Awá-Guajá - Luta e sobrevivência dos nômades da floresta”, marcará a solenidade de abertura, com participação de lideranças da tribo Awá Guajá; do coordenador da Frente Etno Ambiental, Bruno Fragoso; de representantes do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Rosana de Jesus Diniz Santos, e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Cinco mesas-redondas serão realizadas durante a semana, no Teatro Alcione Nazaré, abordando diferentes aspectos sociais, culturais, políticos e simbólicos dos indígenas. Documentários, homenagens, lançamentos de materiais didáticos pedagógicos, trabalhos acadêmicos, exposições, painéis e oficinas temáticas estão na programação, além da Mostra de Vídeo e Documentários, no Cine Praia Grande, com exibição de filmes documentários, de 11 a 13 de maio, em sessões pela manhã e tarde.

A programação contará também com apresentação de cantos, danças ao som de instrumentos musicais indígenas. Participarão os grupos Tenetehara (Guajajara), Ka’apor, Awá, Canela, Krikati, Pukobyê e Krepum. As apresentações ocorrerão no Centro de Criatividade e no anfiteatro Beto Bittencourt, de terça-feira (10) a sexta-feira (13), das 17h às 19h.

E a Semana dá continuidade à programação extensa realizada no mês de abril, quando se celebrou o Dia do Índio (19). Em uma primeira etapa, a Semana dos Povos Indígenas realizou, de 19 a 28, uma programação com palestras, exibição de filmes documentários e debates, nas Universidades Federal (Ufma), Estadual do Maranhão (Uema), UNDB e Instituto Federal do Maranhão (Ifma).

Nenhum comentário: